A hist

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ór
O ser Humano chega a América

De acordo com a teoria de Bering, o homem teria chegado à América através do estreito de Bering, durante a última era glacial.
Quando os colonizadores europeus chegaram à América, ela já era povoada. Existe uma grande discussão acerca do modo pelo qual o homem conseguiu chegar ao continente, tendo em vista que não havia ligação desse com outro continente pormeio de terras emersas. 

Atualmente, existem duas teorias que tentam explicar a chegada do homem ao continente americano: a teoria transoceânica e a teoria de Bering. Segundo a teoria transoceânica, há cerca de 10 mil anos os homens que habitavam a Polinésia (na região da Oceania) se locomoveram em direção à América do Sul em pequenos barcos. Esses teriam se movido por meio das correntesmarítimas que os conduziram. 

De acordo com a teoria de Bering, o homem teria chegado à América através do Estreito de Bering, localizado entre o extremo leste do continente asiático e o extremo oeste do continente americano, os dois pontos se encontram separados por 85 km. Segundo essa teoria, a chegada do homem ao continente americano ocorreu há, aproximadamente, 50 mil anos, quando nômadesasiáticos atravessaram o Estreito de Bering; que nesse período encontrava-se congelado em razão da era glacial, formando assim uma ponte natural entre os dois pontos. A partir daí o homem migrou até a parte meridional do continente americano. Essas são teorias que possuem maior aceitabilidade no meio científico, mas não se tem certeza quanto às suas afirmações.
Os caminhos para a América
Os primeiroshabitantes da América não eram originários do próprio continente. Com base nos estudos, os pesquisadores elaboraram diferentes explicações sobre a origem do homem americano. As principais explicações são:

* O estreiro de Bering: um caminho ge
as terras americanas começaram a ser povoadas quando os primeiros grupos humanos, vindos da Ásia, atravessaram o Estreito de Bering.
Essa travessiateria ocorrido na última glaciação, período em que o Estreito de Bering estava coberto de gelo, unindo o continente americano com o asiático. Os grupos humanos que chegaram á América por esse caminho desconheciam a navegação e fizeram o trajeto a pé, provavelmente perseguindo grandes animais.
Os pesquisadores que defendem essa explicação baseiam-se no estudo de fósseis e armas de pedra muito antigos,descobertos em sítios arqueológicos da América do Norte. Segundo eles, a ocupação ocorreu há cerca de 12 mil anos. Descobertas mais recentes, no entanto, indicam que essa travessia pode ter ocorrido há 40 ou 50 mil anos.

* Caminhos diversos: por terra e por mar
Outra explicação é a de que o povoamento do continente teria começado quando grupos humanos partiram das ilhas da Polinésia eOceania, em pequenas embarcações, e chegaram à América do Sul navegando pelo Oceano Pacífico. Mais tarde, esses povos teriam se espalhado pelo continente americano.
Os defensores dessa explicação também aceitam que os povos asiáticos chegaram à América atravessando o Estreito de Bering. Mas, para eles, não é correto afirmar que esse foi o único caminho utilizado

Como viviam os primeiros americanosOs primeiros americanos tinham a caça como principal meio de sobrevivência, seguida da pesca e da coleta de frutos. Viviam em gruspos bastante reduzidos, e eram nômades, isto é, se deslocavam de um lado para outro, conforme as suas necessidades vitais.
Até dez mil anos atrás, o clima era menos quente e menos úmido; as áreas florestais não eram grandes e haviam muitas savanas, onde os grandesanimais habitavam. Com a elevação da temperatura, a grande parte da camada de gelo que cobria o espaço terrestre foi se derretendo. O clima começou a ficar mais quente, e mais úmido, e muitos destes grandes animais, como os mamutes e os mastodontes morreram, salvando-se apenas aqueles que conseguiram encontrar outras savanas para sobreviver.
Desse modo, apenas os animais menores sobreviveram,...
tracking img