A história do parafuso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Campinas.
Engenharia de Produção
Elementos de Máquinas

PARAFUSOS

Nome: RA:

Campinas / SP
2010



A HISTÓRIA DO PARAFUSO
Na antiguidade, o matemático grego Archytas of Tarentum (428 - 350 aC.) foi responsável pela invenção do parafuso. No 1o século aC., os parafusos de madeira foram usados em todo o mundo Mediterrâneo em dispositivos comoprensas de óleo e de vinho. Os parafusos de metal só apareceram na Europa apartir do ano de 1400. O britânico Henry Maudslay patenteou o parafuso de fenda em 1797; um dispositivo similar foi patenteado por David Wilkinson nos Estados Unidos no ano seguinte. Na atualidade o parafuso esta presente em praticamente todos os aparelhos e estruturas construídos pelo homem.

PARAFUSO

O parafuso é umelemento de ligação formada por um corpo cilíndrico, sendo cabeça (há parafusos sem) e rosca (há alguns com parte da haste sem rosca).
É empregado para fixação de peças variadas, de forma não permanente e que podem ser facilmente montadas e desmontadas.
Existem quatro grandes grupos de parafusos - passantes, não passantes, de pressão e prisioneiros.
• Passante: atravessam as peças e são fixos comporcas.
• Não passante: a fixação da rosca é feita numa das peças, sem a necessidade de porca.
• Pressão: a pressão é exercida pelas pontas dos parafusos contra a peça a ser fixada.
• Prisioneiros: são parafusos sem cabeça roscados em ambas pontas, para peças que exigem montagem e desmontagem freqüentes.
TIPOS DE CABEÇA


Aplicações
Cabeça sextavada: usado com ou sem rosca, é aplicadopara uniões que necessitam forte aperto (com chave de boca).
Sextavado interno (Allen): é utilizado em uniões que necessitam forte aperto em locais com pouco espaço para manuseio de ferramentas.
Sem cabeça e fenda/sextavado interno: é utilizado para travar elementos de máquinas não deixando saliências externas.
Cabeça escareada chata com fenda: é usado em montagens que não sofrem grandesesforços e cuja cabeça não pode exceder a superfície.
Cabeça redonda com fenda: usado em montagens que não sofrem grandes esforços, proporcionando bom acabamento superficial.
Cabeça cilíndrica com fenda: usado na fixação de elementos nos quais existe a possibilidade de se fazer um encaixe profundo para a cabeça do parafuso e bom acabamento superficial.
Cabeça escareada boleada com fenda: usado nafixação de elementos com pouca espessura ficando a cabeça embutida.
Rosca soberba (vários tipos de cabeça): usado em madeira e em peças de alvenaria (junto com buchas plásticas).
Cálculos de união: Para união de peças com parafuso, deve-se considerar quatro fatores - profundidade do furo broqueado, profundidade do furo roscado, comprimento útil de penetração do parafuso e diâmetro do furopassante - diâmetro do furo broqueado d - diâmetro da rosca A - profundidade do furo broqueado B - profundidade da parte roscada C - comprimento de penetração d1 diâmetro do furo passante:
FUROS


ROSCAS

Na representação da rosca existem algumas formas possíveis além da real (figura 6): convencional, americana e a representação da ABNT. Adotando a representação da ABNT, deve-se atentar que arepresentação da crista do parafuso é feita em traço largo. Por sua vez, a raiz do parafuso é efetuada em traço estreito.
O tipo de rosca usada num parafuso irá determinar a sua aplicação. Veja os tipos na tabela abaixo.
Parafusos e porcas de fixação na união de peças (ex.: peças e máquinas em geral). Fusos que transmitem movimento suave e uniforme (ex.: máquinas operatrizes). Parafusos degrandes diâmetros sujeitos a grandes esforços (ex.: equipamentos ferroviários). Fusos que sofrem grandes esforços e choques (ex.: prensas e morsas).
Fusos que exercem grandes esforços num só sentido (ex.: macacos de catraca).
As roscas podem ter dois sentidos: à esquerda (quando o aperto se dá girando o parafuso à esquerda), ou à direita (quando o aperto se dá girando à direita). A grande maioria...
tracking img