A história da sociologia jurídica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia jurídica é um ramo da sociologia que busca descrever e explicar o fenômeno jurídico como parte da vida social. A sociologia encara o direito não como um conjunto de normas, mas como umconjunto de ações reais de seres humanos.
A sociologia jurídica se fez presente no currículo das faculdades de direito com o objetivo de ampliar o seu núcleo fundamental, desenvolver oconhecimento sistemático e metódico da sociedade, proporcionando ao estudante de direito a formação ideológica e uma visão social real em que vive.
O ensino da sociologia jurídica no Brasil iniciou-se emnível de graduação por volta de 1959 na Universidade Católica de Pernambuco onde foi fundada a Faculdade de Direito e em 1962, foram criadas as Disciplinas de Sociologia e Sociologia do Direito, que noinício era vista de modo geral e básico onde a disciplina era aplicada de forma teórica onde se apoiava a partir dos livros, documentos e registros.
A obrigatoriedade da disciplina de Sociologiasurgiu por decisão do governo federal, um grande passo para a disciplina tornar-se definitiva no currículo que deve ser ministrada no Curso de Direito de nosso país, já que esta era consideradacomo disciplina opcional e com a Ditadura Militar(1964-1984), a sociologia foi excluída das grades curriculares.
No curso de direito a disciplina de sociologia jurídica é essencial para o trabalho delegislação, guiando os juristas a uma interpretação da lei condizente com a evolução da sociedade.
Atualmente a sociologia jurídica é aplicada com interdisciplinaridade, em novas linhas depesquisas a serem desenvolvidas no Brasil de maneira mais abrangentes e com aulas práticas em que o aluno tem contato direto com a realidade através de investigações científicas, vivenciando fatos edesenvolvendo idéias críticas. Desta forma a sociologia auxilia na elaboração de respostas as questões externas à própria ciência, visando um aumento da intervenção racional, planejamento e ação...
tracking img