A história da internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A História da Internet

A história da internet teve seu início durante a Guerra Fria, através do medo que os Estados Unidos tinham de ser atacado e onde a única arma que tinham era provocar medo no inimigo.

Qualquer demonstração de avanço tecnológico era visto como triunfo, causando medo no adversário e em 1957, durante a Guerra Fria, quando a União Soviética lançou em órbita oprimeiro satélite artificial, o Sputnik 1, causou pânico nos Estados Unidos e o medo de uma brecha para mísseis.

Para se proteger e assegurar a liderança tecnológica americana, rapidamente os Estados Unidos fundaram a DARPA (Agência de Projetos para Pesquisa Avançada de Defesa), em fevereiro de 1958. Nessa época o conhecimento era transferido apenas por pessoas e a DARPA planejou uma redede computadores em grande escala, com o objetivo de acelerar a transferência de conhecimento e o compartilhamento de informações, ajudando a evitar trabalhos em duplicidade com pesquisas já existentes.

Essa rede se tornaria a ARPANET e é aí que o medo entra novamente na história: Os Estados Unidos temendo que um ataque acabasse com a comunicação e todo o trabalho desenvolvido até então,cientistas norte-americanos criaram uma rede de armazenamento de dados que inicialmente conectou algumas universidades e centros de pesquisa: as sedes da Universidade da Califórnia em Los Angeles e Santa Barbara; o Instituto de Pesquisa de Stanford e a Universidade de Utah e após 4 anos mais de 40 instituições acadêmicas já faziam parte da rede.

Sendo assim, tudo ficaria armazenadovirtualmente, sem correr o risco de sofrer danos materiais e pouco tempo seria perdido na troca de dados. Em outubro de 1969, a ARPANET teve seu primeiro sucesso ao transmitir uma mensagem através de sua rede, da Universidade de Los Angeles até o instituto em Stanford, em uma distância de quase 650 quilômetros. A palavra “login”, mas ao mesmo tempo que foi um sucesso também foi um fracasso, pois, osistema caiu antes da chegada da terceira letra. o enviado.

Por volta de 1971, Vinton Cerf e sua equipe de cientistas tentavam conectar três redes diferentes em um processo descrito em inglês como interneting. O termo foi abreviado e imortalizado como sinônimo de toda a rede.

Também em 1971, o engenheiro Ray Tomlinson começou a desenvolver o hoje indispensável email. A ARPANET jápossuía alguns métodos de transmissão de mensagens entre o mesmo computador, mas faltava um sistema simples e que integrasse toda a ARPANET.

Para tornar isso possível, Tomlinson combinou um aplicativo de troca de mensagens chamado SNDMSG com um protocolo de transferência de arquivos, o CYPNET, possibilitando a transmissão em rede.

Entre todas as mudanças ocorridas na década de 1970,a que mais contribuiu para o amadurecimento da internet foi a criação do TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), o protocolo padrão para transmissão de dados usado até hoje.

O IP é o responsável pelo endereçamento dos pacotes de dados para os demais protocolos. Já o TCP garante a continuidade do fluxo de informação, cuidando para que o processo ocorra sem problemas.Ainda nessa década, começou o compartilhamento da tecnologia providenciada pela ARPANET. Em 1973, foi realizada a primeira conexão entre dois continentes: a NORSAR (Norwegian Seismic Array) ligou-se à ARPANET. Pouco depois, a University College of London recebeu a integração, além disso, o número de servidores nos Estados Unidos aumentou consideravelmente.

Outra criaçãointeressante foi a Usenet, precursora dos fóruns de discussão e que iniciou o processo que tornou a internet interessante também para quem não estava interessado na área científica. Em 1979, Tom Truscott e Jim Ellis interligaram computadores em uma rede de compartilhamento de notícias e artigos divididos por grupos de interesse.

A internet já estava bastante desenvolvida e o conceito de uma...
tracking img