A história da igreja católica

Páginas: 20 (4940 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
A História da Igreja Católica

Após a morte de Jesus Cristo, fundador da Igreja, seus discípulos ficaram vulneráveis aos ataques dos adversários, em especial, o Império Romano, que via a religião como uma ofensa ao Estado, pois os seguidores não poderiam prestar culto ao imperador soberano. “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas doinferno não prevaleceram contra ela” (Mt 16, 18), esta é a passagem bíblica que afirma a iniciação da Igreja Católica. A Igreja é santa, pois provém de Deus, de um desejo de Deus Pai, realizado por Deus Filho, os pecados cometidos por seus agentes e fiéis não é da Igreja, mas sim se acredita que é um atentado contra ela, pois esta foi edificada pelo próprio Deus.
Por muitos anos, antes de suaascensão ao poder, a Igreja foi perseguida, As principais e maiores foram as de Nero, no século I, a de Décio no ano 250, a de Valeriano (253-260) e a maior, mais violenta e última a de Diocleciano entre 303 e 304, que tinha por objetivo declarado acabar com o cristianismo e a Igreja. O balanço final desta última perseguição constituiu-se num rotundo fracasso. Diocleciano, após ter renunciado, ainda viveuo bastante para ver os cristãos viverem em liberdade graças ao Édito de Milão, iniciando-se a Paz na Igreja.
No século IV, o catolicismo tornou-se oficialmente a religião do Estado, e à medida que o Império Romano decaía, a Igreja assumia funções, mantendo ordem no meio do caos que se generalizava. Sua expansão na mesma época se deu com a invasão dos bárbaros.
O Bispo de Roma era tido pelosoutros Patriarcas como "o primeiro entre iguais", embora o seu estatuto e influência tenha crescido quando Roma era a capital do império, com as disputas doutrinárias ou procedimentais a serem freqüentemente remetidas a Roma para obter uma opinião. Mas quando a capital se mudou para Constantinopla, a sua influência diminuiu. Enquanto Roma reclamava uma autoridade que lhe provinha de São Pedro (que,segundo a tradição, morreu naquela cidade, e é considerado por ela o primeiro papa) e São Paulo, Constantinopla tornara-se a residência do Imperador e do Senado.
Uma série de dificuldades complexas (disputas doutrinárias, Concílios disputados, a evolução de ritos separados e se a posição do Papa de Roma era ou não de real autoridade ou apenas de respeito) levaram à divisão em 1054 que separou aIgreja entre a Igreja Católica no Ocidente e a Igreja Ortodoxa Oriental no Leste (Grécia, Rússia e muitas das terras eslavas, Anatólia, Síria, Egito, etc.). A esta divisão chama-se o Grande Cisma do Oriente.
O apogeu medieval, nos séculos XII e XIII, desencadeou as cruzadas, os Templários, os Hospitalários, as Ordens Militares e o "cavaleiro cristão" de que El Cid, Rodrigo Dias de Vivar, é oclássico modelo. O Papa concedia graças especiais aos combatentes, e nelas se envolveram príncipes e povos numa demonstração supranacional do elevado grau de seriedade da religiosidade da época. Também na Península Ibérica durante a reconquista os Papas decretaram algumas cruzadas contra o Islã, a mais famosa delas foi a batalha de Navas de Tolosa em 1212. Mas a decadência das cruzadas coincide com omovimento das missões. Esta época é considerada como a hegemonia da Igreja Católica, e polemicamente, envolve religião e status em uma só, e isso, visto como um erro brando dos agentes da Igreja, o que foi advertido por Pedro “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domíniosobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho” (1Pd 5, 1-2).
A passagem do Teocentrismo, na Idade Média, para o Antropocentrismo, da Idade Moderna, teve grandes divergências. Ao longo do tempo, com as revoltas contra a Igreja, desencadeou, no século XVII, a Reforma protestante.
Iniciada por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da igreja catolica
  • HISTORIA E ORGANIZAÇÃO DA IGREJA CATOLICA
  • HISTORIA DA IGREJA CATOLICA
  • História da igreja católica
  • A HISTORIA DA IGREJA CATOLICA
  • história da igreja católica
  • História da Igreja Católica
  • História da igreja Católica:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!