A história da bíblia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
A história da Bíblia

É de ensino da Igreja Católica que as Sagradas Escrituras foram ditadas pelo próprio Deus como parte da Revelação, e escritas por homens sob Sua inspiração. Cabe, no entanto,uma pergunta interessante: a Bíblia, com seus 72 livros, sempre existiu por sua suficiência, ou foi preciso uma autoridade para promulgá-la?
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que nos primeirosséculos a Bíblia como hoje é conhecida não existia ainda. Alguns anos após a morte dos evangelistas, circulavam diversas versões dos textos do Novo Testamento, e havia realmente um grande problema: comosaber quais eram os livros inspirados? Em outras palavras, como transformar o conjunto de livros escritos no periodo no cânon atualmente conhecido? Cabe perguntar, ainda, quem seria o responsável portomar tal decisão.
Esse questionamento era muito relevante na época, porque os bispos já começavam a combater as heresias surgidas da má interpretação das Escrituras, ou fundamentadas em textos deorigem duvidosa.
Quanto ao Antigo Testamento, não houve dúvidas: a Igreja, desde o começo, adotou o cânon da Septuaginta, que é uma tradução para o grego dos originais hebraicos feita no século IIIa.C. Esse conjunto, composto por 45 livros, foi utilizado pelos Apóstolos tanto em pregações orais quanto escritas, e por isso é de origem comprovada e confiável.
Quanto ao Novo Testamento, emparticular, é patente o papel da tradição apostólica. Segundo a Igreja, fatos e doutrinas transmitidos oralmente de um para outro, sob a inspiração do Espírito Santo, deram origem aos livros da Escritura,anos mais tarde. Em outros termos, antes de existir a Bíblia, existiu a Tradição que a formou, de origem apostólica.
Efetivamente, em termos históricos e doutrinais, a Bíblia é a Tradição escrita.Bíblia e Tradição, portanto, precisam ter um valor equivalente, já que a primeira teve origem, em última instância, na segunda.
Resta, no entanto, esclarecer o critério pelo qual se decidiu quais...
tracking img