A hip tese de Oparin e Haldane

260 palavras 2 páginas
A hipótese de Oparin e Haldane
Juntos o cientista russo Aleksander I. Oparin (1894-1980) e o cientista inglês John Burdon S. Haldane (1892 – 1964) propuseram na década de 1920, hipóteses semelhantes sobre como a vida teria se originado na Terra.
Eles propuseram que os primeiros seres vivos surgiram a partir de moléculas orgânicas que teriam se formado na atmosfera primitiva e depois nos oceanos, a partir de substâncias inorgânicas.

As condições da Terra antes do surgimento dos primeiros seres vivos eram muito diferentes das atuais, através das inúmeras e frequentes erupções vulcânicas, começou a se formar uma atmosfera primitiva.
Nessa época, a Terra estava passando por um processo de resfriamento, que permitiu o acúmulo de água nas depressões da sua costa, formando os mares primitivos.
As descargas elétricas e as radiações eram intensas e teriam fornecido energia para que algumas moléculas presentes na atmosfera se unissem, dando origem a moléculas maiores e mais complexas: as primeiras moléculas orgânicas.

As moléculas orgânicas formadas eram arrastadas pelas águas e esse processo, repetindo-se ao longo de muitos anos, teria transformado os mares primitivos em verdadeiras “sopas nutritivas”, ricas em matéria orgânica. Essas moléculas orgânicas agregaram-se formando os coacervados, que é o de conjunto de moléculas orgânicas reunidas em grupos envoltos por moléculas de água. Esses coacervados não eram seres vivos, mas uma primitiva organização das substâncias orgânicas.
Nesse momento teriam surgido os primeiros seres vivos que, apesar de muito primitivos, eram capazes de se reproduzir, dando origem a outros seres semelhantes a eles.

Bibiografia: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao4.php

Relacionados

  • A Hip Tese De Oparin E Haldane
    429 palavras | 2 páginas