FICHAMENTO – A HERANÇA CONSERVADORA DO SERVIÇO SOCIAL: ATUALIZAÇÃO E BUSCA DE RUPTURA


Pág. 17
“A compreensão das respostas dadas pelos Assistentes Sociais às novas determinações da “questão social” no capitalismo monopolista implica a retomada de algumas marcas de origem daprofissão, marcas que subsistem até hoje, redefinidas, e que conferem certos traços peculiares ao exercício desses profissionais.”

Pág. 18
“Como profissão inscrita na divisão do trabalho, o Serviço Social surge como parte de um movimento social mais amplo, de bases confessionais,articulado à necessidade de formação doutrinária e social laicato, para uma presença mais ativa da Igreja Católica no “mundo temporal”, nos inícios da década de 30.”

Pág. 19
“Incorporando esses princípios, o Serviço Social surge da iniciativa de grupos e frações de classesdominantes, que se expressam através da Igreja, como um dos desdobramentos do movimento do apostolado leigo.”

Pág. 20
“O Serviço Social aparece aos militantes desses movimentos como alternativa profissionalizante às suas atividades de apostolado social, num momento de profundastransformações sociais e políticas.”

“A profissão não se caracteriza apenas como nova forma de exercer a caridade, mas com base de intervenção ideológica na vida da classe trabalhadora, com base na atividade assistencial; seus efeitos são essencialmente políticos: o enquadramento dostrabalhadores nas relações sociais vigentes, reforçando a mútua colaboração entre capital e trabalho.”

Pág. 21
“O Serviço Social se propõe, ainda, a uma ação organizativa entre população trabalhadora, dentro do programa de militância católica, contrapondo-se às iniciativasprovenientes de lideranças operárias que não aderem ao associativismo católico.”

“Esses elementos, sinteticamente expostos, permitem subsidiar a afirmativa de que o Serviço Social emerge como uma atividade com bases mais doutrinárias que científicas, no bojo de um movimento de [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). A herança conservadora do serviço social: atualização e busca de ruptura - marilda villela iamamoto. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Heran%C3%A7a-Conservadora-Do-Servi%C3%A7o-Social/181703.html

MLA

"A herança conservadora do serviço social: atualização e busca de ruptura - marilda villela iamamoto" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Heran%C3%A7a-Conservadora-Do-Servi%C3%A7o-Social/181703.html>.

MLA 7

"A herança conservadora do serviço social: atualização e busca de ruptura - marilda villela iamamoto." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Heran%C3%A7a-Conservadora-Do-Servi%C3%A7o-Social/181703.html>.

CHICAGO

"A herança conservadora do serviço social: atualização e busca de ruptura - marilda villela iamamoto." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Heran%C3%A7a-Conservadora-Do-Servi%C3%A7o-Social/181703.html.