A hegemonia do capitalismo e a queda do socialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Hegemonia do Capitalismo e a Queda do Socialismo; Estados Unidos e URSS: os “colonizadores” do mundo
Por Vitor Amaral
Pense em um país poderoso, com grande influência no mundo e o qual muitos o temem. Provavelmente você pensou nos Estados Unidos, mas nem sempre foi assim. O mundo já foi divido em 2 vertentes poderosas: o Capitalismo, liderado pelos EUA, e o Socialismo, liderado pela antigaUnião Soviética. Quem é jovem pode não saber o que foi a URSS, mas quem vivenciou a segunda metade do século XX sabe que ela já foi uma força que se equiparava aos EUA e era temida por todos no mundo capitalista (socialista também na realidade). Mas o que veio a tornar os EUA o que são hoje e a queda de uma força tão grandiosa como a da URSS? Os dois fatos se relacionam, pois os EUA só se consagroucomo líder da ordem mundial por causa da queda de seu único opositor, a URSS.


A queda da URSS foi devido a diversas crises que o governo enfrentava, chegando ao ponto de não suportar mais e culminando na sua fragmentação.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial o mundo se dividiu em um sistema bipolar, um lado sob influência do capitalismo com os EUA e o outro sob influência do socialismo com aURSS. Se iniciava então as disputas ideológicas, em que cada um buscava ao máximo ampliar sua rede de influência. A URSS se utilizou em grande parte de meios na base da “força” para conseguir “adeptos” ao seu clube, como por exemplo o leste europeu.
Os embates entre essas duas potências teve seu ápice no final do século XX durante a chamada “Guerra Fria”, na qual as duas nações realizaraminvestimentos maciços na indústria bélica, mas não havendo um confronto direto, apenas ameaças ou por meio de outros países, como é o caso da Guerra do Vietnã, em que cada lado era chefiado por uma potência.
As disputas entre os dois polos colocava o mundo em apreenção, qualquer ataque dos dois países poderia por o mundo em risco de uma Terceira Guerra Mundial. Porém com o passar do tempo a URSS nãoconseguiu mais aguentar a crise que sua população vivia e acabou cedendo. Um dos símbolos do início da queda do socialismo foi a queda do Muro de Berlim, um ato que representou a quebra das estruturas socialistas. Terminava assim uma potência militar que se equiparava aos EUA, firmando sua hegemonia no mundo.
Atualmente o sistema capitalista domina o mundo inteiro, com exceções como Cuba e China.Apesar de ainda haver países socialistas, a economia desses países se vê forçada a ter que ceder aos modelos capitalistas, como é o caso da China, um país com política comunista, mas que tem uma economia praticamente capitalista, adotando meios de produção para atingir o máximo, tanto que é hoje uma das potências econômicas emergentes no mundo.
A hegemonia dos EUA veio perdendo um pouco sua forçadevido as crises que vem enfrentando, mas ainda é a maior potência e é o país mais “popular” do mundo. Os países em desenvolvimento os vêem como um deus e quem os enfrenta luta apenas pela resistência. Com o fim da URSS os investimentos bélicos dos EUA diminuiram bastante, porém as tensões em países menores vieram à tona, tendo um novo “inimigo” a frente.
Por quê o socialismo não funcionou?
PorMateus Souza
Bem, para iniciar e narrar o conflito, primeiro precisamos mostrar as duas partes do mesmo, com suas idéias, teorias e o que foi colocado em prática. Vamos começar mostrando as idéias e no que insistia o Socialismo e veremos que o que foi idealizado foi completamente diferente do que foi colocado em prática.
O socialismo é um sistema político-econômico que surgiu no século XIX com oobjetivo de confrontar o liberalismo e o capitalismo. Tinha sido desenvolvida principalmente por causa da exploração do trabalhador por parte das grandes empresas, pois o mesmo dependia de salários baixos para a sobrevivência além de ter que trabalhar horas e mais horas. Com isso, surge a idéia do socialismo que propõe o fim da propriedade privada, com absoluto controle do Estado e dando maior...
tracking img