A guerrilha do araguaia e caso hezorg e lamarca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-ludmila:A Guerrilha do Araguaia:
Esta tinha por objetivo combater a ditadura militar.
Tal guerrilha aconteceu nas proximidades do Rio Araguaia, organizada pelo partido Comunista do Brasil na década de 70, onde Tocantins, Maranhão e Pará (na época faziam parte de Goiás), através da ajuda da comunidade rural o PC do B tinha como objetivo obter apoio da população e enfrentar a ditadura começandopelo interior. O partido tentou antes das ofensivas armadas, uma ação democrática contra a ditadura.
Após o decreto do AI-5 foi estabelecida a ideia de atuar por meio de armas de fogo, devido o endurecimento do regime militar, foram enviados representantes do partido para a região do Araguaia, que estruturou a guerrilha a partir da Comissão Militar que possuíam a responsabilidade de coordenartrês agrupamentos cada um cerca de vinte e um militantes.
No ano de 1972, com o objetivo de encontrar guerrilheiros o Exercito Brasileiro se deslocou até a região do Araguaia para encontrar militantes que se escondiam entre os civis, cerca de setenta militantes se encontravam naquela região, estes ocupavam posições na sociedade como professores, comerciantes e entre outros, o que disfarçada suapostura militar.
Por quase dois anos a guerrilha resistiu às investidas do exercito, onde os conflitos foram encerados no ano de 1973.
O PC do B teve sua base rural desfeita e perdeu contato com seus polos das áreas urbanas.
Estima-se que o conflito tenha deixado cerca de civis setenta e seis mortos, tais dados não foram divulgados devido à censura militar, e só se foi falado a respeito após o fimdos conflitos.
-ludmila:A reabertura dos arquivos nos governos Lula e Dilma:
O presidente Luis Inácio da Silva encaminhou no dia treze de maio de dois mil e nove ao Congresso Nacional um projeto de lei que possuía por objetivo regulamentar e facilitar o acesso de informações referentes ao governo público, tal medida contribuiu para o acesso aos casos referentes à ditadura militar. Foi criadotambém um portal intitulado “Memórias Reveladas”, onde arquivos referentes à ditadura militar poderam ser enviados com a promessa de anonimato, estas informações compartilhadas serviram para encontrar desaparecidos durante a ditadura.
No governo Dilma Rousseff foi assinado um decreto referente à ditadura militar, este determina a transferência dos arquivos da ditadura para o Arquivo Nacional dosacervos do SNI (Serviço Nacional de Informações).
Antes de sua pose a presidente sugere que tanto os militares quanto militantes possuem culpa nos acontecimentos durante a ditadura, e que estes devem se unir para por fim ao caso da ditadura militar, alguns casos serão julgados de acordo com responsáveis pelo projeto e muitos serão reabertos ao longo do governo.
-lorena:Caso Herzog e caso Lamarca:Uma das histórias da ditadura com grande repercussão foi o caso Herzog.
Herzog era jornalista do Jornal O Estado de São Paulo, no dia 24 de outubro de 1975 foi intimado a prestar depoimento no temido DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações/ Centro de Operações de Defesa Interna), estes investigavam uma possível ligação do jornalista ao PCB.
De acordo com a versão dos militares,Herzog teria confessado sua partipação no partido momentos antes de cometer suicídio, morrendo enforcado, outra versão afirma que Herzog teria sido vitima de assassinato sob forma de tortura.
A morte de um componente da imprensa mobilizou vários jornalistas da época, e foi um marco na ditadura militar, com isso a jornada de trabalho nos jornais diminuiu para uma hora por dia.
Tal história é vistaaté hoje como um dos escândalos da ditadura militar, e foi um dos tantos expostos na época.
Caso Lamarca:
Considerado um terrorista, Lamarca morreu em um tiroteio no RJ, era chefe da Vanguarda Popular Revolucionaria", este agia conta o governo.

-lorena:Liberdade de expressão durante a ditadura militar:
A ditadura militar afetou a liberdade de expressão principalmente da mídia, músicos e...
tracking img