A guerra do paraguai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra do paraguai
Brasil + Uruguai + Argentina
Paraguai atacou o Brasil por terras e uma saída ao Oceano Atlântico. Paraguaia se utilizava no porto de Buenos Aires que os cobrava por isso. Oprimeiro país tinha um contingente de oito mil soldados e não possuía sua reposição. Já a tríplice contrária ao Paraguai, possuía menor número de contingente, mas havia reposição principalmente deescravos e se favoreceu por isso.
Rosas, rei argentino não se submetia aos domínios internacionais e certa vez conteve uma invasão anglo-francesa. Soou perigoso para o Brasil que tinha o objetivo dedominar a América do Sul e planejou um ataque a Argentina por prevenção. General Urquiza e Barlotomé Mitre (argentinos) apoiavam o Brasil. Quando aconteceu a Guerra do Paraguai, Mitre estava no poder daArgentina e por isso houve apoio deste país para o Brasil.
Os partidos Blancos (oposição ao Brasil) e Colorados governavam o Uruguai durante anos. Os Blancos lutavam contra a interferência dosempresários brasileiros. Estava no poder Oribe (Blanco). O Brasil então colocou no poder do Uruguai Venâncio Flores, Colorado cujo apoio era brasileiro. Mais tarde, Bernardo Berro (Blanco) assumiu mas nãodemonstrava perigo. Quando Berro deixou o cargo, subiu Atanásio Aguirre (Blanco) que era parceiro diplomático de Solano López (presidente do Paraguai). O Brasil intervém recolocando Venâncio Flores nopoder. Tomando as dores de Atanásio, Solano fez disso um pretexto para o inicio da Guerra.
A Inglaterra se beneficiou da Guerra do Paraguai por conta dos empréstimos feitos ao Brasil para compra dearmamentos.
Voluntários da Pátria
Pessoas foram aprisionadas com sacos na cabeça e, quando acordavam, estavam na guerra do Paraguai.
Conseqüências da Guerra
* Destruição material e demográfica doParaguai;
* Endividamento para o sustentamento da guerra;
* Nova consciência depois de contato com o exército argentino e uruguaio. O exército brasileiro passa a defender um projeto de...
tracking img