A guerra do fogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma das maiores dificuldades no ensino da pré-história para crianças e adolescentes é estimular o recuo imaginário à um tempo absurdamente remoto e nisto demonstrar que, aparentemente, pequenoseventos naquele tempo e espaço representaram mudanças drásticas no relacionamento dos hominídeos com seus semelhantes e com a natureza ao redor. Como ilustrar a pedra lascada como um avanço tecnológico àpré-adolescentes donos de gadgets que fazem tremer aos mais inovadores canivetes suíços?

É possível que muitos de nós tenham feito visitas a museus de história natural ou que tenham passado horasobservando reproduções de desenhos rupestres sem fazer muita idéia do que afinal havia ali para ser visto. Que diabos tinham aqueles rabiscos de mais?

Mas, graças a professores menos ortodoxos, éigualmente possível que alguns de nós tenham tido a sorte de esbarrar na escola com o filme A Guerra do Fogo; o maior e único clássico do cinema sobre o assunto, aquele em que passou na única aula sobrepré-história em que você (quase) não dormiu. Diante da superprodução 10 000 a.C., dos mesmos produtores de Independence Day e The day after tomorow, prometedor de uma nova visão sobre a erapré-histórica (se não uma visão correta, ao menos mais empolgante), a película francesa vale aqui uma revisita.

Parece que os milênios de anos não têm sido suficientes para trazer ao interesse dacinematografia os nossos ancestrais ocupantes de cavernas; salvo ligeiras aparições ou referências como em 2001, Uma Odisséia no Espaço ou Planeta dos Macacos, o assunto tem sido sistematicamente relegado àquelesfilmes típicos de meio de tarde sob títulos como "Meu amigão das cavernas", ou seja, esboços nublados de pouca intenção didática. Há ainda A Era do Gelo e umas dúzias de documentários: o primeiropeca pela superficialidade teórica necessária num desenho animado e o outro pelo excesso de erudição e pelo ritmo pouco atraente para a maioria. Mas, ainda que 10.000 a.C. tenha um orçamento...
tracking img