A Guerra do Calculo. BARDI, Jason Socrates. Capítulo IV – O Caso da Sobrancelha.

1188 palavras 5 páginas
Capítulo IV – O Caso da Sobrancelha.
O autor, Jason Socrates Bardi, analisa a construção do conhecimento e interesse na matemática, especialmente por querer mergulhar na matemática no inicio da década de 1670, não apenas para entender tudo o que sabia na época, mas também para ampliar seus conhecimentos. Ate então ele já tinha quase 30 anos, Leibniz teve a ideia de criar um sistema universal que iria fornecer um modo de representar ideias e as relações entre elas. A tentativa de encontrar um alfabeto do pensamento humano foi o que levou Leibniz ao calculo. Na época que escreveu a ´´Dissertação sobre a arte combinatoria´´ ele não conhecia muito o sobre a matemática, mas esta dissertação teve um impacto muito direto sobre as guerras do calculo, e pôs em marcha uma sequencia de acontecimentos que iriam leva-lo a Paris , onde ele inventaria o calculo, e também a Londres.
Apesar disso tudo, em 1666 foi-lhe negado o grau de doutor pelo Reitor da Universidade de Leipzig , porem supõem-se que isto aconteceu por razoes pessoais. Mesmo assim, deixou Leipzig e matriculou-se na vizinha Universidade de Altdorf e em 1667 recebeu o grau de doutor. Recebendo seu diploma de doutor, ele deixou a vida universitária para sempre.
Acabou se estabelecendo na cidade de Nuremberg e não obteve dificuldade de se integrar com grupos de pessoas cultas daquela cidade. Um dos grupos com que se relacionou foi uma sociedade de alquimistas, porem era difícil ter acesso a esta sociedade e segredos, porem ele os impressionou por sua capacidade de escrever com profundidade, eles o aceitaram e fizeram seu secretario.
Em 1667 Leibniz conheceu um estadista alemão, o barão Johann Cristian von Boineburg, ele o barão apresentava Leibniz com os termos mais elogiosos. Leibniz também escreveu um ensaio que causou grande impressão, ´´Um novo método para ensinar e aprender leis´´, considerado rico em ideias. Com o reconhecimento de seus trabalhos, ele foi chamado para trabalhar com um homem chamado Herman

Relacionados