A guerra de canudos (1893-1897)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GUERRA DE CANUDOS (1893-1897)

A Proclamação da República despertou na população a esperança de melhores condições de vida, porém, a maioria continuou excluída da politica e da riqueza do país. A miséria atingia sobre tudo o Nordeste, castigado pela seca, a fome, o desemprego e o abandono da região pelo governo, maltratavam o povo sertanejo.
Nesse cenário, marcado porviolência e exclusão social, surgiu no sertão nordestino, um líder religioso chamado Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido como Antônio Conselheiro nascido em Quixeramobim, no Ceará, certo dia, abalado por dissabores na vida pessoal, deixou o Ceará e iniciou sua vida de beato. Andava pelo sertão afora pregando de cidade em cidade e promovendo mutirões para ajudar pequenos agricultores, reformar capelas,igrejas e a erguer muros em cemitérios.
Em 1893, Antônio Conselheiro e sua gente estabelecem-se no sertão baiano, ás margens do Rio Vaza-Barris, nas terras de uma antiga fazenda chamada Canudos. Ali começaram a construir um povoado, que no começo era chamado de Belo Monte e depois passou a ser chamado de Canudos.
Antônio Conselheiro, entre outros devotos, propagava a salvaçãoda alma e o povo tinha fé que seu messias os ajudaria a sair daquela situação precária. A igreja começou a perder seus fiéis para um falso religioso, na concepção do governo, e assim ele passou a ser mal visto pela Igreja. Com o passar do tempo o povoado crescia os sertanejos repartiam tudo entre si, negociando o excesso com as cidades vizinhas, adquirindo assim os bens e produtos que não eramgerados no local, além da agricultura, o povoado dedicava-se ao artesanato e criava animais, que complementavam a alimentação e forneciam couro, utilizado como matéria-prima o excedente da produção era vendido nos municípios vizinhos.
No arraial havia duas escolas, lojas, oficinas e diversas moradias, não tinha policia e nem tão pouco impostos. O governo não aceitava a autonomia de Canudos,e a igreja ressentia-se da liderança espiritual, e os poderosos da região, temerosos de que outros camponeses sem terra se juntassem ao Conselheiro, passaram a dizer que Canudos era um reduto de monarquistas fanáticos e perigosos. Foi o que bastou para que o governo enviasse várias expedições militares contra Canudos.
Os habitantes de Canudos precisavam se resguardar e decidiram entãoorganizar milícias armadas, pois era de se esperar uma reação contrária da parte dos coronéis e da Igreja Católica. Os sertanejos derrotaram as três empreitadas militares estadual, que foram vencidas por meio da tática de emboscadas, eles saíram da mata fechada gritando vivas a bom Jesus. Em virtude de tamanha dificuldade e das três falhas, o Governo Federal assumiu o comando.

A quartaexpedição foi organizada e comandada pelo general Arthur Oscar de Andrade Guimarães. Comandados pelo general Artur Costa, apoderaram-se de Canudos e promoveram um terrível massacre, no qual muita gente inocente morreu principalmente idosos e crianças, que só buscavam uma melhor qualidade de vida e os poucos sobreviventes foram feitos prisioneiros. A Comunidade de Canudos foi arrasada no dia 05 de outubrode 1897, entrando para a história como o palco do mais intenso massacre já presenciado na história.




INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir fala sobre a “Guerra de Canudos” condições em que viviam as pessoas naquela época situações e lutas vivenciadas pelos mesmos. A revolta da Igreja Católica por perder seus fiéis para um beato, dos fazendeiros por perder mão de obra barata eda república por não poder “roubar” impostos altos.
De um lado os habitantes do Arraial de Canudos (jagunços, sertanejos pobres e miseráveis, fanáticos religiosos) liderados pelo beato Antônio Conselheiro. Do outro lado as tropas do governo da Bahia com apoio de militares enviados pelo governo federal. O governo da Bahia, com apoio, não concordavam com o fato dos habitantes de Canudos não...
tracking img