A guerra civil americana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CAMPUS EUNÁPOLIS

TURMA EI 22












ARIANE ALVES VIEIRAA GUERRA CIVIL AMERICANA














EUNÁPOLIS
2013
ARIANE ALVES VIEIRA













A GUERRA CIVIL AMERICANATrabalho apresentado ao
Instituto Federal da Bahia, como requisito parcial para avaliação da disciplina de História da turma EI 22, solicitadopela professora Flaviane.










EUNÁPOLIS – BAHIA

2013

1. Introdução


Recebeu o nome de Guerra Civil Americana o conflito que ocorreu nos Estados Unidos da América de 1861 a1865 e colocou em lados opostos o sul e o norte daquele país.

2. Causas

Os estados do sul tinham uma economia baseada no latifúndio escravista e na produção, principalmente de algodão,voltada para a exportação. Enquanto isso, os estados do norte defendiam a abolição da escravidão e possuíam suas economias baseadas na indústria. Esta diferença de interesses deflagrou o conflito.No início da década de 1860 os EUA já era uma nação de progresso notável, pronta para assumir um lugar de destaque no cenário econômico e político mundial. Só que as questões internas “amarravam” decerto modo essa decolagem do país para patamares mais altos. Este talvez seja um modo discreto de se referir ao sul do país, que tinha diferenças econômicas e sociais brutais em relação ao norte. Taisdiferenças se explicam em grande parte pela forma inicial de colonização das duas regiões, sendo que no norte se praticou uma ocupação de permanência, onde os colonos tinham o objetivo de fazer dasterras que ocupavam sua morada definitiva. Já no sul, o sistema colonial escolhido foi similar ao daquele empregado em Cuba ou no Brasil, com o predomínio das grandes propriedades dedicadas à...
tracking img