A GRIPE DE LONGE E DE PERTO: COMPARAÇÕES ENTRE AS PAMDEMIAS DE 1918 E 2009, A CAÇA AO VÍRUS DA GRIPE ASSASSINA.

886 palavras 4 páginas
Qual foi a pior epidemia de todos os tempos?A AIDS, que matou 22 milhões de pessoas nas últimas duas décadas e devastou vários países da África? A Peste Negra, surto de peste bubônica que arrasou a Europa entre 1347 1 1351 levando 25 milhões de pessoas e deixando mais 1000 cidades desertas? Ou a Gripe? A resposta certa, acredite, é a última. A grande epidemia de Gripe Espanhola, que assolou o planeta em 1918, matou quase tanta gente quanto a AIDES ou a Peste Negra em muito menos tempo. Foram 20 milhões de cadáveres em apenas um ano! A epidemia, causada por uma variedade do vírus Influenza, o mesmo da gripe comum, gerou pânico e rendeu manchetes de jornais no mundo todo, ofuscando de longe os danos causados pela Primeira Guerra Mundial, que terminou naquele mesmo ano deixando um saldo de 8 milhões de mortos. Entre 1918 e 1919 a epidemia da Gripe Espanhola matou mais pessoas do que Hitler, Armas Nucleares, e todos os terroristas da história somados. Nunca, antes ou depois, uma doença matou tanta gente em tão pouco tempo.

O surto famoso teve início em Março de 1918, em campo militar da Kansas, Estados Unidos, a doença num campo militar do Kansas, nos Estados Unidos. ( A doença ganhou o nome de espanhola, Pois foi na Espanha um dos países mais atingidos. Em maio, já havia 8 milhões de pessoas contaminadas em todo mundo, inclusive no Brasil, onde os que Presidente Rodrigues Alves foi um dos que a Influenza acamou.

Em varias cidades do mundo, autoridades determinaram toque de recolher para evitar concentração em lugares públicos. A população se trancou em casa, escolas, igrejas e lojas fecharam as portas. Sem lugar para colocar para colocar os corpos, hospitais chegavam a empilhá-los nas ruas- uma cena que lembrava muito a peste medieval. Os jornais da época falavam da rapidez com que a doença atacava e matava, muitas vezes

Relacionados