A grelina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Campinas – 5 a 11 de agosto de 2002 SAÚDE
Foto: Neldo Cantanti

3

A grelina e os paradoxos da obesidade
Estudo da Unicamp desmistifica a substância e derruba a tese de que ela seria uma das causas da obesidade
Um paciente que se submete à cirurgia, sofre modificação no posicionamento do seu estômago, que recebe menos alimentos. Mais do que o emagrecimento queprovoca, diminui a produção de grelina. Por isso, o obeso emagrece e passa a sentir menos fome. Esta afirmação é mostrada em estudo da publicação The New England Journal of Medicine. O pesquisador David Cummings, no mesmo periódico, enfatiza que as células de grelina “dormem”, quando privadas do contato com nutrientes ingeridos. “Esta descoberta ajudará a desenvolver drogas mais eficazes”, conta. AUnicamp atualmente realiza dois tipos de cirurgia antiobesidade: de derivação gastrojejunal, que reduz o tamanho do estômago e faz conexão deste com as porções mais distantes do intestino delgado; e a de Scopinaro, que diminui um pouco o estômago, mas provoca uma significativa redução na absorção de alimentos, em especial da gordura.

O endocrinologista Bruno Geloneze: testes com obesos mórbidos ecom pacientes de peso normal

ISABEL GARDENAL bel@unicamp.br

S

ubstância que engorda, faz crescer e cuja falta tira o apetite. Não se trata de uma charada, mas estas pistas ilustram um mesmo caso: a descoberta da grelina por pesquisadores japoneses, em 1999, que vem a ser o pivô para o conhecimento da etiologia da obesidade – acúmulo de tecido adiposo (gordura), levando a um aumento depeso superior a 25% do considerado normal. No ano passado, essa substância, produzida pelos neurônios e principalmente pelo estômago, foi revelada por cientistas britânicos como o fator que estimula o apetite. Com as novas descobertas, o Grupo de Cirurgia de Obesidade da Unicamp adiantou-se em analisar o assunto, que ainda persistia com a dúvida: se a substância induz à fome, o obeso produz muitagrelina? A Unicamp provou que não. A hipótese foi testada com obesos mórbidos, comparados a

rado dos hormônios da opacientes de peso normal. “O obeso tem besidade traduz as conse“Surpreendeu-nos que pacientes de peso normal um mecanismo qüências hormonais, metabólicas, causais e comtenham grelina alta e obesos que reduz a portamentais da alimenmórbidos, grelina baixa, tação. No cérebro, orecepderrubando a hipótese de produção da estíque a causa da obesidade grelina a partir tor responsável pelo hormulo à secreção de seria o excesso da substânmônio de crescimento, cia”, afirma Bruno Gelonedo ganho conhecido como receptorze, endocrinologista que de peso” órfão, por até então se integra o Grupo. “O obeso desconhecer seu ligante demonstra ser mais sensível à ação da grelina e tem um meca-(estimulador) natural, já existia. Era a nismo que reduz sua produção a grelina. Descobriu-se que, além de favorecer o aumento da ingestão partir do ganho de peso.” Somado ao fato de o obeso produzir alimentar e do peso em animais, a sua pouca grelina, admite-se que, quando injeção aumenta a secreção ácida pelo ele emagrece, passa a ter um aumento estômago e prepara o organismo para na grelina.“Mas, em nosso estudo, para- o consumo, digestão e acúmulo de doxalmente, ela permaneceu baixa. energia. “É um orexígeno (provoca Concluímos daí que a pessoa já fome) natural.” Cirurgias – A grelina parece ser a chave carregava geneticamente o quanto iria produzir de grelina ou que a exclusão para perder quilos, conforme estudos do do estômago do trânsito alimentar Veteran Affairs Puget Sound, daCalifórnia, levaria à diminuição do hormônio”, e da Universidade de Washington, que comparam a eficácia das dietas e das explica o endocrinologista. Segundo Geloneze, um estudo apu- cirurgias que reduzem o estômago.

SAÚDE

Livro disseca tabus da infertilidade masculina
ISABEL GARDENAL bel@unicamp.br

O

tratamento da infertilidade masculina era praticamente ignorado pelos homens. Este...
tracking img