A GOVERNAN A CORPORATIVA E A TEORIA DA AGENCIA EM CONSON NCIA COM A CONTROLADORIA

465 palavras 2 páginas
UNIÃO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS SÃO PAULO - UNIESP
FACULDADE VASCO DA GAMA
GRADUAÇÃO EM CONTABEIS

GIVALDO JUNIOR

A GOVERNANÇA CORPORATIVA E A TEORIA DA AGENCIA EM CONSONÂNCIA COM A CONTROLADORIA

Salvador
2014

GIVALDO JUNIOR

A GOVERNANÇA CORPORATIVA E A TEORIA DA AGENCIA EM CONSONÂNCIA COM A CONTROLADORIA

Trabalho apresentado ao curso de graduação em Contábeis na Faculdade Vasco da Gama – UNIESP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Controladoria.
Professor(a): Fabio Safi

Salvador
2014
O controle aos olhos dos acionistas

Ao longo do tempo os proprietários eram responsáveis pelo rumo das empresas, com o passar do tempo as estruturas e controles sofreram serias mudanças que mexeram com a estrutura econômica e financeira da empresa. Mudança estas que obriga aos acionistas a passar o poder para uma pessoa responsável em exercer o bem comum entre a empresa e os proprietários essa figura é do Administrador pessoa de total confiança, responsável em manter o crescimento e os bens em comum da empresa, uma espécie de controller que visa manter a hegemonia entre os acionistas proprietários e a empresas.
Ao passar do tempo surge problemas, e o Administrador passa a tomar decisões em pro da empresa com objetivos comuns aos acionistas, esse processo é também chamado de teoria das agencias, buscando sempre o melhor resultado e pratica para atender os objetivos e solucionar os problemas encontrados.
Segundo (Jensen e Meckling 1976) a teoria da agencia visa analisar os conflitos e custos resultantes da separação entre a propriedade e o controle de capital, Acima de qualquer coisa o objetivo principal são sempre os lucros onde acaba sendo algo comum as duas partes, sendo assim o principal foco do administrador. Surgindo assim a visão da Governança Corporativa, onde o papel é monitorar as relações existentes entre a administração e os acionistas. Segundo Monteiro (2003,P2) a governança corporativa

Relacionados