A globalizacao na vertente social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O objetivo deste trabalho é fazer uma pequena demonstração, análise do processo e o contexto da globalização na vertente social. A opção por analisar os aspectos que particularizam esse fenômeno tem o sentido de demonstrar as várias faces da globalização com o objetivo de conferir o sentido da nova ordem, em escala planetária, como suporte de múltiplas relações: lugar do econômico,social e simbólico.
A análise procedeu tomando como ponto de partida o conceito de Globalização, a fim de proporcionar um quadro teórico, identificando-se nos tipos de relações comentados nas partes que seguem este trabalho no decorrer do seu desenvolvimento demonstrando os aspectos negativos da globalização fazendo uma análise da situação atual.

ASPECTOS sociais da globalizaÇÃo
O que éGlobalização?

Podemos definir a GLOBALIZAÇÃO como um processo social que atua no sentido de uma mudança na estrutura política e econômica das sociedades, ocorrendo em ondas, com avanços e retrocessos separados por intervalos que podem durar séculos.

O processo de globalização pode funcionar melhor num espaço onde as políticas econômicas são convergente e não no mundo formado por blocos, destaforma o novo desenho das políticas públicas a nível mundial contribuíram muito para a consolidação do processo. É impossível para as empresas concorrerem em pe de igualdade sem um mínimo de globalização do sector público. Medidas de dessajuste, abertura comercial, regionalismo aberto, e as decorrentes dos programas de estabilização e ajuste estrutural adotadas para atingir maior eficiência,competitividade e flexibilização da estrutura produtiva, foram fundamentais para que o fenômeno da globalização fosse incorporado nos países em desenvolvimento (Agudelo 1997).

Aspectos Sociais da Globalização

Nos anos 90, a globalização econômica fundiu-se enquanto fase do capitalismo com marcantes pólos sociais, caracterizando-se como fenômeno que promoveu a comunicação entre as nações; abriuportas para a transação dos mercados nacionais em função dos avanços tecnológicos; contribuiu para a formação de estratégias políticas internacionais, para o crescimento da interdependência dos povos.
Desde o início da formação da classe burguesa, a economia veio crescendo, desenvolvendo novas tecnologias e novas forças produtivas. Com a globalização, houve revolução tecnológica das informações(telefones, internet, satélites, entre muitos outros).
Blocos Economicos e Globalizacao

Os blocos econômicos estão cada vez mais em busca dos interesses capitalistas, e, com isso, resulta numa competição entre as empresas (industriais e comerciais), negócios pessoais, entre outros. O mundo globalizado veio para ampliar o consumo de mercadorias e o aumento do capital circulante. A ciência favoreceeste processo, produzindo meios mais ágeis, para tornar o mercado mais dinâmico. Contudo, além do conforto e agilidade que a globalização proporciona para uma determinada camada da população mundial, também contribuiu para a miséria de muitos. No mundo globalizado, as indústrias procuram pessoas capacitadas (com o ensino superior e/ou técnico), porém, muitos países não investem na educação escolarpara as classes populares. As empresas empregam em grande parte funcionários com um nível de educação superior. E o restante? Onde irão trabalhar? Como será o futuro dos excluídos em relação ao acesso ao conhecimento? Muitos deles fazem ‘biscatos’ (pequenos trabalhos), que são irregulares. Com salários baixos, ‘sobrevivem’ precariamente.
Desta maneira, observa-se a discrepância entre as classessociais. No contexto do mundo globalizado, a ciência, a tecnologia e os meios de produção desenvolvem-se cada vez mais, gerando muitas riquezas, como se pode presenciar tanta pobreza? Eis uma indagação que nos faz pensar mais diretamente no aspecto social da globalização e seus reflexos. Neste sentido, o mundo globalizado precisa desenvolver condições mais humanitarias, realizar políticas...
tracking img