A globalização e a informática educativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME: ALBERTO LUIZ DE OLIVEIRA COSTA
SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Ano 2011
A Globalização e a Informática educativa: Uma breve introdução
Apesar de ser uma temática dediscussão atual, o processo de globalização é um fenômeno que teve sua origem na época dos descobrimentos, das grandes navegações, e do início do mercantilismo, nos séculos XVI e XVII, quandoiniciaram-se as trocas de produtos entre os países imperialistas e entre eles e suas colônias. A importação e adaptação de mudas e sementes forâneas para os países europeus, para a agricultura em larga escala,com fins comerciais, foi à forma rudimentar da globalização (também chamada de globalização ecológica). Através dela, os países imperialistas europeus e suas colônias tiveram acesso (quer produzindo ouconsumindo) aos mesmos produtos agrícolas.
Além das trocas de caráter econômico, houve também a globalização cultural, onde os países imperialistas determinaram as características sócio-culturais desuas colônias através da reprodução e imposição de seus usos e costumes à corte local. Podemos ainda identificar uma globalização científica, na medida em que todos os cursos de formação de pessoal,nas colônias, eram baseados nos cursos dos países europeus, inclusive o material didático era trazido de lá e posteriormente traduzido. Quando isto não ocorria, os filhos dos nobres iam fazer oscursos diretamente na Europa.
Com a Revolução Industrial, a mecanização da produção e o desenvolvimento das tecnologias da comunicação, o fenômeno da globalização atinge grandes proporções, viabilizandotrocas de informações, bens e serviços de forma rápida, eficiente entre todos dos países do globo terrestre.

O processo de globalização da Educação, portanto, não surge com o uso da Informática nanossa sociedade, nem tão pouco, na Escola. Ela surge muito antes como vimos, e até hoje apresenta-se forte. Olhando-se para o currículo de Matemática (Brasil, 1997b) de nossa escola, vemos uma forte...
tracking img