A globalização e seus impactos na economia

Páginas: 18 (4482 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
A GLOBALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA ECONOMIA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
A GLOBALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS
COMO ENFRENTAR OS NOVOS DESAFIOS DA ECONOMIA
MUDANÇAS NAS REGRAS DO JOGO DA MACROECONOMIA
A GRANDE MUDANÇA
AS FACES DA GLOBALIZAÇÃO
PÓS E CONTRAS
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

Na atualidade, vivemos o aprofundamento da inovação da globalização, onde indústria e conhecimentoespalham-se por todos os cantos do planeta. Todas as nações são dependentes umas das outras, porém esse movimento não é atual, ele iniciou-se no século XVII e acelerou no século XIX.
Esse movimento de evolução tecnológica e Interdependente de mercado faz que as mudanças sejam cada vez mais rápidas e essas cada vez mais fortes geram uma necessidade de acompanhamento do capital humano nos países emespecial nos países em desenvolvimento para conseguirem acompanhar o nível de concorrência Internacional.
O Brasil encontrava-se em meio a esse turbilhão de mudanças globais e além de receber os bônus, também sofreu com o ônus dessas mudanças. A economia brasileira necessita adaptar a realidade atual para ser competitivo no mundo globalizado
O presente trabalho tem por objetivo verificar de formasuperficial os impactos da abertura comercial e da evolução tecnológica no mercado de trabalho do Brasil e analisar a sua evolução após a abertura comercial do país na década de 90 até os dias de hoje, conforme as visões de diferentes autores.
A compreensão do mundo globalizado permite desvendar a natureza das transformações econômicas, sociais e políticas da natureza da atualidade. Porém devemoster cautela para não usarmos globalização como uma palavra mágica que explica tudo e qualquer coisa. Isso porque a globalização interage com as realidades nacionais e locais, alterando a sua forma de relacionamento com o mundo externo, mas sem eliminar as suas características peculiares.

A GLOBALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS

O mundo passa por mudanças drásticas, onde distâncias que até ontem erampercorridas em alguns meses, hoje, essas mesmas distâncias são percorridas em algumas horas. Mensagens que demoravam vários dias para serem entregues aos seus destinatários, hoje são instantâneas. Nunca a humanidade produziu tantos bens e serviços quanto na atualidade, em pouco mais de 300 anos a humanidade desenvolveu-se muito mais que todo o período anterior de sua história.
Tendo uma visãoapenas da Globalização econômica da História, vamos encontrá-la já muito antes do Império Romano. A Globalização aparece na constituição do Império Chinês; na civilização egípcia, que manteve o domínio de todo o continente africano; Na Grécia, que apesar das cidades-estado, que mesmo independentes viam uma globalização da economia. O que os Romanos fizeram foi jurisdicizar a Globalização da economia.Os gregos descobriram o direito. Mas é em Roma que o direito surge como instrumento de poder, pois só assim os romanos poderiam organizar e controlar o Estado. Além disso, com a expansão territorial, os romanos se vêem obrigados a construir uma rede de estrada, que possibilitou a comercialização e a comunicação entre os diversos povos.
Porque os portugueses se lançaram às grandes descobertas? Nãosó para se proteger dos mouros espanhóis, mas também para procurar novas rotas comerciais de globalização. Nesses séculos (XIV e XV), ocorreu um descompasso entre a capacidade de produção e consumo. O resultado disso era uma produtividade baixa e falta de alimento para abastecer os núcleos urbanos, enquanto a produção artesanal não tinha um mercado consumidor, a solução para esses problemasestava na exploração de novos mercados, capazes de fornecer alimentos e metais ao mesmo tempo, aptos a consumir os produtos artesanais europeus.
Outro exemplo que temos é do século XIX, chamado de Imperialismo ou neocolonialismo. Ocorreu quando a economia européia entrou em crise, pois as fábricas estavam produzindo cada vez mais mercadorias em menos tempo, assim, com uma superprodução, os preços e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os impactos da globalização na economia brasileira
  • Os impactos da globalização na economia nacional
  • Os impactos da globalização
  • Impactos da globalização
  • impactos da globalização
  • globalizacao da economia
  • Globalização da economia
  • globalização da economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!