A globalização financeira- sociologia/economia

Páginas: 16 (3758 palavras) Publicado: 28 de maio de 2011
Sumário
1. Introdução 2
2. Os primeiros passos da Globalização Financeira 3
2.1 A 1ª Revolução Industrial 3
2.2 A 2ª Revolução Industrial 4
2.3 A 3ª Revolução Industrial 5
3. A MUNDIALIZAÇÃO DAS TROCAS 6
3.1 Investimentos directos estrangeiros (IDE) 7
3.2 A Internet 8
3.3 Centros de Influência 8
3.4 As marcas 8
4.Globalização Financeira 11
4.1 Osgrandes Bancos Internacionais 11
4.2 Características da globalização financeira: 13
4.3 A crise do Suprime e a globalização financeira em termos sintéticos 13
5. GLOSSÁRIO 15
6. Conclusão 16
7. Bibliografia 17

1. Introdução

No âmbito da disciplina de Sociologia, foi-nos pedido pelo professor Luciano Martins, que realizássemos um trabalho de pesquisa sobre os processos dereprodução e mudança nas sociedades. O trabalho poderia ser de grupo ou individual, deixando o professor essa decisão para cada um de nós. Dentro do tema atrás referidos foram-nos dados sete subtemas mais específicos à escolha:
1. Globalização económica e cultural;
2. A globalização: benefícios e desvantagens;
3. Globalização e mudança social;
4. Globalização, aculturação, consumo eestilo de vida;
5. Tecnologias de informação e comunicação no processo de globalização;
6. A globalização, o ambiente e o desenvolvimento sustentável;
7. Portugal e a globalização.
Destes temas resolvi trabalhar o primeiro, dado o meu gosto pela economia. Contudo o tema foi ligeiramente alterado, passando a ser “Globalização financeira” dado que no trabalho anterior já tinhatratado sobre a globalização cultural.
Após o tema escolhido resolvi que iria trabalhar individualmente, uma vez que assim beneficio de uma gestão autónoma do tempo de trabalho, o que me facilita dado que tenho um horário preenchido. Além disso posso estruturar e abordar o tema da forma que mais me agradar, apesar de ter como desvantagens a ausência de troca de ideias com outro colega e uma maiorcarga de trabalho comparativamente à de um trabalho em grupo.
Pretendo elaborar o trabalho de forma a explicitar a formação do mercado financeiro global e as vantagens e desvantagens do mesmo. Ambiciono ainda que o trabalho seja de fácil entendimento para qualquer leitor, independentemente de ter conhecimentos sobre economia ou não.

2. Os primeiros passos da Globalização Financeira

Aglobalização financeira é um fenómeno que surgiu inerente à globalização. Como sabemos este processo teve início no século XV com os descobrimentos portugueses e foi mais tarde ampliado através da expansão espanhola, inglesa, francesa e holandesa.
Com a expansão territorial das nações europeias veio também a sua expansão económica tendo-se assistido a uma intensificação da troca de bens, dos factoresde produção (mão-de-obra) e de capitais com o mundo árabe e oriental. Mais tarde este processo teve ainda um novo impulso quando se fez a descoberta do “Novo Mundo” (América) e quando se deu a 1ª revolução industrial.

3.1 A 1ª Revolução Industrial

A revolução Industrial foi uma alteração no processo produtivo, que se deu após a descoberta da máquina a vapor (pelo escocês JamesWatt), que trouxe uma transformação social aos mais variados níveis: alteração do processo de produção, migração das pessoas para as cidades, alteração dos laços familiares, modificação da relação entre produtor e produto etc. Foi um processo que consistiu na substituição da produção artesanal (manufactura) por uma produção com recurso a máquinas. Os produtos passaram desta forma a ser normalizados e aprodução a processar-se em série. O produtor trabalhava com auxílio de máquinas e já não era detentor nem dos meios de produção nem do produto do seu trabalho, passando a sua remuneração a ser feita através de um salário.
Os países que tomaram a dianteira neste processo foram a Grã-Bretanha e a França. Os dois países industrializaram-se e a sua estrutura comercial passou a estar assente na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A globalização produtiva e a globalização financeira no processo de mundialização da...
  • Globalização financeira
  • globalizaçao financeira
  • Sociologia, Globalização
  • Globalizacao Sociologia
  • Globalização Financeira
  • Globalização Financeira
  • Sociologia e globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!