A Glandula Tireoide

Páginas: 12 (2804 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2014
A Glândula Tireóide
 

 
A glândula tireóide se encontra na base do pescoço, abaixo do pomo de Adão. Tem a forma de uma borboleta; cada asa, ou lobo, da tireóide está presente em ambos os lados da traquéia.
A função da glândula tireóide é produzir, armazenar e liberar hormônios tireoideanos na corrente sangüínea. Estes hormônios, também conhecidos como T3 e T4, agem em quase todas ascélulas do corpo, e ajudam a controlar suas funções. Se os níveis destes hormônios tireoideanos no sangue estão baixos, seu corpo funciona mais lentamente. Esta condição se denomina hipotireoidismo. Se existe um aumento dos níveis dos hormônios tireoidianos no sangue, seu corpo trabalha mais rapidamente. Esta condição se denominahipertireoidismo.
A quantidade de hormônios tireoideanos produzidos pelaglândula tireóide é controlada por uma glândula que se encontra no cérebro, chamada pituitária ou glândula hipófise. Outra parte do cérebro, o hipotálamo, ajuda a pituitária.
O hipotálamo envia informação à glândula hipófise
A glândula hipófise por sua vez controla a glândula tireóide
A glândula tiróide, a hipófise e o hipotálamo trabalham juntos no controle da quantidade de hormônios tireoideanosno seu corpo. Com a hipófise controlando a maior parte da ação, estes órgãos trabalham de forma similar ao termostato que controla a temperatura de uma casa.
Por exemplo, assim como o termômetro de um termostato mede a temperatura de uma casa, a glândula hipófise mede em forma constante a quantidade de hormônios tireoideanos em seu sangue. Se não há suficiente hormônio, percebe a necessidade de"acender a caldeira". Isto se faz liberando mais hormônio estimulante da tireóide (TSH), que indica à tireóide que deve produzir mais hormônio. A glândula tireóide então produz e libera hormônio diretamente na corrente sanguínea.
A glândula hipófise percebe logo que a quantidade de hormônios tireoideanos em seu corpo é a correta. Com os níveis de hormônios estando dentro dos valores normais, ahipófise diminui a produção de TSH a seus valores normais.

Tireóide: conheça melhor essa glândula essencial
A tireóide é uma importante glândula do nosso organismo e produz hormônios que têm como uma de suas principais funções regular o metabolismo. Quando ela não funciona adequadamente, pode levar a repercussões em todo o corpo em graus variáveis de severidade, desde sintomas que muitas vezespodem passar despercebidos até formas extremamente graves que podem trazer risco à vida.

Está localizada na parte anterior do pescoço e produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todo o organismo, regulando o crescimento, a digestão e o metabolismo.

Quando a tireóide não está funcionando adequadamente, pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou emquantidade insuficiente (hipotireoidismo). De maneira geral, quando a glândula está em hiperfuncionamento ocorre uma aceleração do metabolismo em todo o organismo, podendo ocorrer agitação, diarréia, taquicardia, perda de peso, entre outros. Por outro lado, quando a glândula está em hipofuncionamento, pode ocorrer cansaço, fala arrastada, intestino preso, ganho de peso, etc.
Cerca de 10% das mulherescom idade acima de 40 anos e em torno de 20% das que têm acima de 60 anos manifestam algum problema na tireóide. Algumas estatísticas demonstram que uma em cada cinco mulheres que procuram o ginecologista para iniciar a terapia de reposição hormonal apresenta, na verdade, problemas tireoidianos.
É importante estar atento, porém, pois todas as pessoas, independentemente de sexo e idade, estãosujeitas a alterações nessa glândula.
HIPERTIREOIDISMO

O hipertireoidismo ou tireotoxicose é uma condição caracterizada pelo aumento da secreção dos hormônios da tireóide e pode originar-se de várias causas.
Em sua forma mais leve, o hipertireoidismo pode não apresentar sintomas facilmente reconhecíveis ou apenas mostrar sintomas inespecíficos, como sensação  de desconforto e fraqueza. Mas o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Glândula tireoide
  • glandula tireoide
  • Glandula Tireoide
  • Glândula Tireóide
  • Glândula tireóide
  • Conhecendo as doenças da glândula tireoide
  • As Glândulas Tireoide e Paratireoide
  • Glândulas Tireóide e Paratireóides

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!