A GESTÃO TERRITORIAL DA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA NOS CRAS: POTENCIALIZANDO O TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS

9797 palavras 40 páginas
A GESTÃO TERRITORIAL DA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA NOS CRAS:
POTENCIALIZANDO O TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS 1
Giselle de Carvalho Moraes
Nélia Mazzetty Freitas Falconery2

RESUMO: Este artigo aborda a temática da Gestão Territorial da Proteção Social Básica nos
Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), tendo como perspectiva a busca do aprimoramento do trabalho social com famílias. Foi desenvolvido através da conceituação da família, contextualização sócio-histórica e da Gestão do CRAS. A metodologia utilizada para a elaboração desse artigo foi a pesquisa bibliográfica por meio de publicações. Sugerindo aos
Gestores de equipamentos socioassistenciais um processo de gestão articulado e estratégico, considerando como maior desafio um trabalho mais livre de preconceitos, humanizado e atento às necessidades individuais de cada família dentro de sua realidade.

Palavras Chave: Gestão, CRAS, Família.

INTRODUÇÃO

Diante dos desafios que nos cercam, o estudo que aqui se apresenta tem como pretensão tematizar a Gestão Territorial da Proteção Social Básica nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na busca do aprimoramento do trabalho social com famílias.
O CRAS instituído na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), por meio da
Proteção Social Básica (PSB), tem como principais funções ofertar especialmente o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e promover a Gestão descentralizada do território de sua abrangência. No cotidiano do CRAS este equipamento vem adquirindo uma série de competências que muitas vezes fogem da realidade local e institucional de acordo com cada território. Diante da realidade que nos é posta elegeu-se como questão norteadora do estudo: de que forma a gestão de um CRAS, possibilita o trabalho social com famílias?
1

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Gestão da Política de Assistência Social –
Instituto Aleixo.
2
Bacharel em Serviço Social pela Faculdade Nobre de Feira de Santana.

Relacionados