A GESTÃO FUNCIONAL (TRADICIONAL) E A GESTÃO POR PROCESSOS (CONTEMPORÂNEA)

1960 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FUMEC
FACE – FACULDADE DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS

CAROLINA SCHNEIDER
FERNANDA MACEDO
GUILHERME MARCELINO
JULIANA PIMENTA
KATHERYNE EMANUELLE
MARCELA BORGO

A GESTÃO FUNCIONAL (TRADICIONAL) E A GESTÃO POR PROCESSOS (CONTEMPORÂNEA)

BELO HORIZONTE 2014
1. INTRODUÇÃO
Desde a época medieval, a visão por processos é conhecida com a atuação dos artesãos – detentores da responsabilidade por todas as etapas do processo de produção. Com o surgimento da Revolução Industrial e da Administração Científica, ocorreu a produção em escala e a divisão do trabalho, criando assim a especialização e a necessidade de coordenar lateralmente as comunicações juntamente com as atividades.

Esta lógica da Divisão do Trabalho produziu Organizações Funcionais, que têm por objetivo a otimização dos indicadores de desempenho departamental em que atividades, indicadores e efeitos resultem numa distorção de percepção.
Este trabalho consiste em abordar e analisar as desvantagens que a gestão funcional e a gestão contemporânea apresentam, a fim de apontá-las na acusação durante o Júri Simulado.

2. GESTÃO FUNCIONAL (TRADICIONAL)

As empresas podem escolher dentre várias estruturas operacionais, a mais popular é a gestão funcional, onde a empresa é dividida em vários setores, em que o critério utilizado para esta departamentalização é o da divisão por funções ou áreas do conhecimento como sejam (função financeira, aprovisionamentos, comercial e marketing, recursos humanos, produção, etc.). Esta forma de estrutura apresenta como principais vantagens o fato de proporcionar a especialização dos trabalhadores por áreas do conhecimento, além de permitir a fixação de padrões de desempenho e facilitar o recrutamento, a seleção e a formação de novos trabalhadores. Quanto às desvantagens, este tipo de estrutura continua, tal como na estrutura hierárquica simples, a apresentar alguma rigidez estrutural e

Relacionados

  • PERRENOUD Philippe
    58789 palavras | 236 páginas