A gestao dos recursos hidricos nos princinpais balnearios do entorno de codó-ma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A GESTÃO DOS RECURSOS HIDRICOS NOS PRINCIPAIS BALNEARIOS DO ENTORNO DE CODO-MA

RESUMO
O turismo é uma atividade que pode se relacionar intimamente com o meio físico, em especial aquele vinculado à exploração dos recursos naturais de uma determinada área.
O impacto do turismo nos leva a necessidade de partir para uma ação, de chegar ao resultado de uma equação complexa: o estudo, oplanejamento e a educação do turismo. Cidades que têm no turismo a grande força de sua economia chegam a triplicar a sua população em épocas de alta temporada, e a produção de lixo, conseqüentemente, aumenta na mesma proporção. Toda a sua importância para a economia encontra de forma cada vez mais contundente. Este trabalho nos relata a Gestão dos Recursos Hídricos dos principais Balneários do entorno deCodó e alguns impactos negativos e positivos gerados pelo turismo que produzem alguns paradigmas para discurções.
Palavras-Chave: Balneários, Recursos Hídricos, Impactos Ambientais.
Abstract
Tourism is an activity that can relate intimately with the physical environment, especially one linked to the exploitation of natural resources in a given area.
The impact of tourism takes us from theneed for action, to reach the result of a complex equation: the study, planning and tourism education. Cities that have great strength in tourism for its economy sometimes tripling its population in high season, waste production and, consequently, increases in proportion. All its importance to the economy is growing so much stronger. This paper reports on the Management of Water Resources of themain beaches of Codó around and some negative and positive impacts generated by tourism paradigms for producing some discurções.
Key words: Spas, Water Resources, Environmental Impacts.

INTRODUÇÃO

A gestão dos recursos hídricos é uma temática que mereci uma atenção especial quanto a uso e importância deste recurso tão essencial a manutenção de toda biosfera. A água pode ter sua qualidadeafetada pela mais diversa atividades do homem, sejam elas domésticas, comerciais ou recreativas. Cada uma dessas atividades gera poluentes característicos que têm uma determinada implicação na qualidade do corpo receptor.
O turismo é considerado uma pratica social característica da sociedade capitalista industrial e urbana, produz impactos negativos no meio ambiente. Por sua vez, o meio ambiente,tanto natural quanto construído, é considerado a matéria-prima da atividade turística.
No Brasil, o turismo se impõe como um intenso agente de transformação do território ao exercer grande influencia sobre a realidade socioeconômica e ambiental. Pois na sua dinâmica, é uma atividade que gera efeitos positivos, como aumento de renda e empregos, melhoria de infra-estruturas urbanas, etc. Por outrolado, geram também efeitos negativos, como crescimento urbano desordem desigualdades sócias e degradação do meio ambiente.
A qualidade dos ecossistemas aquáticos tem sido alterada em diferentes escalas nas últimas décadas. Fator este, desencadeado pela complexidade dos usos múltiplos da água pelo homem, os quais acarretaram em degradação ambiental significativa ediminuição considerável na disponibilidade de água de qualidade, produzindo inúmeros problemas ao seu aproveitamento.
Nesse contexto, a paisagem natural passa a receber papel de destaque nos diferentes setores sociais, principalmente nos grandes centros urbanos onde a presença do “verde” é quase sempre suplantada pelo “cinza-concreto”.
O homem moderno vem percebendo a passos lentos a importância doequilíbrio da natureza e, além disso, consegue associar as paisagens naturais à beleza, diversão e turismo, “com a possibilidade de, momentaneamente, estar livre das pressões sociais e do dia-a-dia, como um estado que o distancia da realidade”.
O Maranhão é dotado de riquezas naturais, tais como, o delta das Américas, os lençóis Maranhenses e tantos rios distribuídos por todo o Estado, sendo assim...
tracking img