A gestão escolar na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 15 (3599 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

A escola é o primeiro lugar de atuação da criança, onde ela deixa de manejar coisas particulares para manejar elementos coletivos; de manejar linguagens privadas para manejar linguagens coletivas e de manejar símbolos familiares para manejar símbolos coletivos. A participação caracteriza-se por uma força de atuação consciente pela qual os membrosde uma unidade social reconhecem e assumem seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade, de sua cultura e seus resultados. Esse poder é resultante da competência e vontade de entender, decidir e agir sobre questões que dão à unidade social vigor e direcionamento firme. A ação participativa depende da prática realizada pelos professores, coordenadores, gestores, alunose a comunidade, a partir do respeito a certos valores, ou seja, a ética, a solidariedade, a equidade e o compromisso. Dessa forma, a gestão escolar na Educação Infantil é de extrema importância na organização da escola no sentido amplo. Logo, os gestores devem desejar uma escola que atenda às exigências da vida social, a saber, formar cidadãos conscientes e críticos em um mundo globalizado.Palavras-chave: Escola. Ação participativa. Valores. Gestão escolar. Educação Infantil.

1.0 – INTRODUÇÃO

A gestão escolar na Educação Infantil pressupõe a atuação participativa de todas as pessoas que fazem parte, direta ou indiretamente, do processo educacional no estabelecimento de objetivos, na solução de problemas, na tomada de decisões, na proposição, implementação, monitoramento eavaliação de planos de ação, visando os melhores resultados do processo educacional e o sucesso da gestão escolar participativa.
Essa modalidade de gestão tem como base o entendimento de que o alcance dos objetivos educacionais, em seu sentido amplo, depende da canalização e emprego adequado da energia dinâmica das relações interpessoais que ocorrem no contexto da organização escolar em torno deobjetivos educacionais, entendidos e assumidos por seus membros, com empenho coletivo em torno da sua realização.
Diante disso, a universitária Isabel Cristina redigiu este artigo, tecendo algumas considerações sobre a gestão escolar na Educação Infantil. Primeiramente, ela fala a respeito da escola como uma instituição de natureza educativa e social. Depois aborda acerca do sentido da palavraparticipação na gestão escolar, bem como os valores que orientam a ação participativa nas instituições de ensino.
A participação dá às pessoas a oportunidade de controlar o próprio trabalho, sentirem-se autoras e responsáveis pelos seus resultados, construindo, portanto, sua autonomia. Ao mesmo tempo, sentem-se parte orgânica da realidade e não apenas um simples instrumento para realizarobjetivos institucionais.
Dado o exposto, mediante a prática participativa, é possível superar o exercício do poder individual e de referência e promover a construção do poder da competência, centrado na unidade social escolar como um todo, bem como comprometer a divisão de responsabilidades, facilitando a participação dos envolvidos e reconhecer os esforços, avanços e iniciativas dos envolvidos, paraestimular, motivar e tornar as pessoas mais eficazes e felizes.

2.0 – A escola como uma instituição de natureza educativa e social

04
Entende-se que a escola é o primeiro lugar de atuação pública da criança. É o lugar onde a mesma deixa de manejar coisas particulares para manejar elementos coletivos; deixa de manejar linguagens privadas para manejar linguagens coletivas; deixa de manejarsímbolos familiares para manejar símbolos coletivos, os quais pertenceram e pertencerão a outras gerações.
Na visão de Nóvoa (1995:41), “A escola deve ser um espaço onde há clima tranquilo e bem organizado”. Por isso é preciso criar as condições organizacionais, para que a inovação aconteça e as experiências pedagógicas não sejam sistematicamente destruídas com argumentos burocráticos; os...
tracking img