A gestão do tempo na educação infantil

Páginas: 18 (4446 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
1 “TUDO AO MESMO TEMPO AGORA?”A GESTÃO DO TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

Este trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo de tempo escolar e como objetivo: Percorrer as marcas do espaço-tempo que se inscrevem no cotidiano escolar, bem como focalizar como nós professoras e nossos/as alunos/as constituímos os territórios escolares a partir da organização do espaço-tempo. Para tanto foirealizada pesquisa junto a uma escola pública de educação infantil de Campo Grande-MS. Concluímos que tempo tem sentido múltiplo, que vai além da sala de aula, da professora e da escola; que a reorganização espacial na sala/escola, tanto pelo/a professor/a como pelos/as alunos/as ou pelo conjunto professor/a aluno/a, o que é melhor ainda, contribui para a construção de novas relações entreprofessor/a e alunos/as e entre alunos/as e alunos/as, bem como pode auxiliar a desconstrução de papeis e relações marcadas nos espaços e tempos de poder presentes nas relações especiais já estabelecidas ao longo da história escolar. Concluí que enfocar as produções do espaço-tempo no currículo escolar possibilita ampliar os horizontes de possibilidades na Educação Infantil.

Palavra-Chave: Tempo,Gestão, Educação Infantil.

2 1.0 INTRODUÇÃO

O presente estudo pretende investigar a importância da gestão do tempo na prática educativa do ensino infantil, considerando que trabalhar com uma diversidade de modalidades de organização do tempo didático contribui para que possamos garantir o equilíbrio frente aos múltiplos aspectos da cultura em que desejamos introduzir nossos pequenos alunos.As escolhas que fazemos entre projetos, sequências de atividades, atividades permanentes ou independentes podem ou não, ampliar as formas dos nossos se relacionarem com as situações de aprendizagem propostas.

Considerando que a criança é produto e faz parte do processo histórico cultural e educacional da sociedade deve-se então dar a ela os valores cabíveis de sujeito infantil portador de umacultura própria, viva e definida tendo significado.

Tentamos compreender as questões do espaço no cotidiano da sala de aula e na escola envolvida no trabalho, que são: relações de poder, espaço-tempo, corpo disciplinado, etc...

1.1 GESTÃO DO TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Os efeitos educativos dependem da interação complexa de todos os fatores que se inter-relacionam nas situações de ensino:tipo de atividade metodológica, aspectos materiais da situação, estilo do professor, relações sociais, conteúdos culturais, entre outros.

Nesta perspectiva a gestão do tempo exerce papel preponderante nas decisões acerca de como melhor utilizá-lo, considerando o escasso período do dia em que se dispõe com a as crianças na escola.

O tempo está presente no espaço escolar em muito episódiosregistrados, como, por exemplo, a própria divisão da aula em chegada, lanche e pátio, ou o planejamento da aula com início, meio e fim, uma rotina temporal aliada ao espaço que comanda o dia-a-dia dos alunos. O tempo cronometrado, gasto em cada momento do Plano de Aula, é muito interessante, pois reafirma a ideia de algo fechado e predeterminado, como também um controle do tempo que é constante naescola. O tempo marcado pelo relógio, pelos minutos, como vemos nas atividades, é uma forma de controle do próprio tempo, do ritmo da ação, mede os rituais das atividades em si e tende a moldar os alunos no ritmo do tempo homogeneizado.(LERNER, 2002)

Assim, é preciso que essas decisões possam favorecer o equilíbrio na oferta de diferenciadas possibilidades de desenvolvimento, na reflexão sobre ocaráter lúdico das situações que as crianças enfrentarão na escola, na qualidade do contato com os conhecimentos culturais e não mais a quantidade dos mesmos apresentados em um determinados período escolar e por fim, encarar todos os momentos passados dentro da escola como educativos.

Para Lerner (2002, p.87):

O tempo (...) um fator de peso na instituição escolar; sempre é escasso em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linha do tempo
  • Espaço e tempo na educação infantil
  • Linha do tempo
  • Linha do Tempo da Educação Infantil
  • Educação infantil no tempo certo
  • Linha do tempo educação infantil
  • A educação infantil no espaço e tempo
  • A educação infantil na linha do tempo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!