A gestão de pessos em um ambiente dinâmico e competitivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1744 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A GESTÃO DE PESSOAS EM UM AMBIENTE DINÂMICO E COMPETITIVO

Samyla Tenório costa Gomes*
RESUMO
Neste artigo apresenta-se
PALAVRAS- CHAVE: Gestão. Mudança. Ambiente.
INTRODUÇÃO
No decorrer das eras históricas ocorreram mudanças significativas no Cenário Mundial trazendo transformações no ambiente organizacional, que também impulsionaram novas idéias no modo de gerir as pessoas dentro dasempresas. Para compreender mais como ocorreram essas modificações, que novas soluções foram encontradas para administrar pessoas e como os resultados transformaram as características da gestão, com base na qualidade de capital intelectual conseguida na própria organização, e como esses fatores influenciaram para o dinamismo e competitividade, tanto no ambiente interno, nas organizações, como noexterno, o mercado global, o estudo será explanado através do método indutivo explicando-se as etapas dessa transição no decorrer dos anos. O conteúdo estudado tem como objetivo mostrar a influência da valorização do conhecimento humano na gestão de pessoas e no ambiente organizacional, abordando primeiramente as transformações essenciais, no mundo e nas empresas, bem como, as modificações vistas nasfunções de RH, os desafios trazidos na era atual (era da informação), as novas responsabilidades da Gestão de Pessoas e o uso imprescindível do talento e conhecimento humano (capital intelectual) nesta era.

MUDANÇAS NO CENÁRIO MUNDIAL
A partir da Revolução Industrial é possível notar o surgimento do conceito de trabalho, e no decorrer dos anos as novas configurações que esse conceito vemassumindo. O século XX trouxe mudanças, de fato, significativas para o comportamento e para a administração das organizações. Dentro desse período podemos observar três eras organizacionais diferentes: Era Industrial Clássica, Era Industrial Neoclássica e a Era da Informação.
ERA INDUSTRIAL CLÁSSICA
Teve inicio a partir da Revolução Industrial, a sua maior característica foi o crescimento daindustrialização e sua globalização, que ocasionou no surgimento dos países desenvolvidos. Em meio a altos e baixos da economia, as organizações adotaram um sistema organizacional burocrático como uma estrutura caracterizada pelo formato piramidal centralizado, com foco na departamentalização funcional, com o poder de decisão centralizado no topo da hierarquia (na cúpula), havendo regras e regulamentosinternos para disciplinar o comportamento dos funcionários. O ambiente que envolvia as empresas na época era conservador e não oferecia muitas perspectivas. As pessoas eram consideradas apenas recursos de produção, e tratadas como recurso organizacional e inclusas nos fatores tradicionais de produção: terra, trabalho e capital.
ERA INDUSTRIAL NEOCLÁSSICA
Depois da Segunda Guerra Mundial, asmudanças no mundo começaram a acontecer mais rapidamente. O mercado se expandiu e se tornou globalizado, aumentando assim a competitividade entre as empresas. O modelo antigo burocrático e funcional, centralizador e piramidal usado nas estruturas organizacionais antes, tornara-se ultrapassado para as transformações sofridas no ambiente das organizações na era neoclássica. As inovações foram feitas afim de proporcionar características adicionais para melhoria e alcance da competitividade, agora mais acentuada, nas organizações, todavia não conseguiram modificar o antigo modelo burocrático. Mas tarde as vantagens adquiridas com essa nova estrutura seriam aproveitadas com o advento das organizações como unidades estratégicas de negócios tornando elas mais ágeis e próximas do mercado e docliente.
ERA DA INFORMAÇÃO
Período que começou por volta da década 1990, e sua principal característica foram às mudanças inesperadas e turbulentas. Trouxe novas tecnologias e com elas transformou o mundo em uma Aldeia Global. A tecnologia da Informação proporcionou condições para a economia tornar-se mundial e global. Aumentando a intensidade e complexidade entre as organizações. Nessa nova era,...
tracking img