A geração de coque de petroleo

Páginas: 7 (1738 palavras) Publicado: 25 de maio de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

TESE DE DOUTORADO

Aldo Ramos Santos
ORIENTADOR: PROF. DR. ROGÉRIO JOSÉ DA SILVA

A Geração de Coque de Petróleo Devido ao Refino de Petróleos Pesados e o seu Uso Na Produção de Clínquer de Cimento Portland
Setembro- 2005

MOTIVAÇÃO

Queda da Qualidade dos Petróleos Aumento da Produção de Coquede Petróleo Ambiente Alcalino na Produção de Cimento Portland

A queda de qualidade de uma parcela do petróleo extraído atualmente no mundo é verificada devido à diminuição do grau API (aumento da densidade), do maior teor de enxofre e das impurezas, aliado ao fato do crescimento da demanda do mercado por derivados leves, representando desafios a serem vencidos pela indústria do petróleo.

Oprocesso de coqueamento é a opção adotada pelos refinadores, pois quebra as moléculas de maior massa, produzindo moléculas menores, formadoras das tão necessárias frações leves.

Entretanto, este processo produz o coque de petróleo que, dependendo do petróleo de origem e das condições operacionais, pode apresentar alto teor de enxofre, baixo teor de voláteis e aumento da dureza .

Como aprodução de coque é crescente, o seu consumo deve acompanhar essa tendência.

Uma boa opção é usar o coque de petróleo como combustível mas, devido ao seu elevado teor de enxofre, cuidados devem ser tomados para manter os efluentes gasosos dentro dos padrões de emissão adotados pela legislação ambiental.

O processo de produção de clínquer de cimento Portland, devido à composição dasmatérias-primas e das condições operacionais, apresenta características alcalinas e condições termodinâmicas propícias à absorção de compostos sulfurosos.

OBJETIVO Mostrar a indústria de cimento como consumidor, em alto potencial, de coque de petróleo, pois o processo de produção de clínquer de cimento Portland, devido à composição das matérias-primas e das condições operacionais, apresentacaracterísticas propícias à absorção de SO2.

Estudar as condições termodinâmicas em que ocorrem as reações químicas entre o SO2 e os componentes das matériasprimas, nos vários segmentos que compõem o processo de produção de clínquer do cimento Portland.

1. INTRODUÇÃO O petróleo, um líquido escuro, viscoso e de cheiro característico, é conhecido desde a Antiguidade.

Aproveitamento de um barril depetróleo, em média, dependendo das condições operacionais e.tipo.de.petróleo:
8,75 % 8,96 % 21,31 % 4,36 % 34,83 % 16,85 %
OUTROS 4,94 %

O petróleo é uma mistura formada por hidrocarbonetos, resinas e asfaltenos, com impurezas tais como compostos sulfurosos, nitrogenados e metálicos, dentre outros.

Tipo de asfalteno apresentando enxofre e nitrogênio

Asfalteno apresentando nitrogênio,oxigênio, carbono, hidrogênio e vanádio (V).

Drake em agosto de 1859 descobriu petróleo em um poço terrestre com cerca de 27 m de profundidade.

A tecnologia de perfuração de poços de petróleo teve uma grande evolução chegando atualmente na produção “off shore”, em águas profundas, a poços com mais de 5000 metros de profundidade.

A qualidade dos petróleos atualmente extraídos nas diversaspartes do mundo varia desde os leves do Oriente Médio, aos extremamente pesados extraídos na China.

2. CARACTERÍSTICAS E TIPOS DE PETRÓLEO Um importante índice de caracterização dos petróleos é a sua densidade, expressa em grau API (“American Petroleum Institute”).

o

141 .5 API = − 131 .5 d

d – representa a densidade relativa a 15,6 oC (60 oF); densidade relativa e oAPI inversamenteproporcionais.

Classificação dos petróleos segundo o grau API Petróleo Extrapesado Pesado Médio Leve Superleve Densidade (g/cm3) >1.0 1.0 - 0.92 0.92 - 0.87 0.87 - 0.83 < 0.83 Densidade grau API 39

As unidades de refino são projetadas em função da maior ou menor existência de produtos leves e pesados.e.estes. dependem do oAPI.

Com o aumento da exploração das jazidas petrolíferas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coque de Petroleo
  • Coque de Petroleo
  • Coque de Petroleo
  • O coque de petroleo
  • Coque Verde de Petróleo
  • Coque verde de petróleo
  • Petróleo
  • Geração de vapor na industruia do petroleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!