A Geografia Pode Estimular O Aluno A Compreender Sua Realidade E Ser Participante Da Sociedade E De Suas Transforma Es111111

314 palavras 2 páginas
A Geografia pode estimular o aluno a compreender sua realidade e ser participante da sociedade e de suas transformações, fazendo com que ele perceba o porquê das coisas, aprenda a pensar, a pesquisar e a aprender a aprender.
Para que a realização deste Projeto de Pesquisa fosse viável, delimitou-se sua área de pesquisa e intervenção para as Escolas Públicas Municipais de Uberlândia. Acredita-se que o Ensino Fundamental deve ser alvo de pesquisas e intervenções, principalmente devido à sua importância para todos os estudantes, principalmente os surdos, que muitas vezes chegam ao Ensino Médio com um déficit muito grande de conhecimentos prévios, devido à falta de apoios necessários. A intervenção deve ocorrer o quanto antes para que ocorram melhorias na educação dos estudantes surdos, e para que estes sejam efetivamente incluídos no espaço escolar e social.
Segundo Mantoan, “a escola, para a maioria das crianças brasileiras é o único espaço de acesso aos conhecimentos universais e sistematizados, ou seja, é o lugar que vai lhes proporcionar condições de se desenvolver e de se tornar um cidadão, alguém com identidade social e cultural” (2002, p. 9). A Educação Inclusiva é aquela que faz com que os alunos, com ou sem deficiência, sejam realmente incluídos no espaço escolar e, respectivamente, no espaço social. A inclusão social das pessoas com surdez significa torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos.
O ensino e aprendizagem de Geografia pode propiciar um espaço que possibilite exercer a cidadania e ter acesso aos diversos saberes. Cabe destacar que se entende por cidadania o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. Um verdadeiro cidadão exige seus direitos, e reivindica seus interesses. Para que isto ocorra, é necessário que o indivíduo esteja consciente e bem informado, destes conhecimentos e valores.
Para dar uma olhada.

Relacionados