A geografia física numa perspectiva sistêmica aplicada ao ensino.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LOPES, Luana Gaspar do Nascimento. A Geografia física numa perspectiva sistêmica aplicada ao ensino. Enciclopédia Biosfera. Goiânia, vol.5, n.8, 2009.

Luana Gaspar do Nascimento Lopes, em seuartigo A Geografia Física Numa Perspectiva Sistêmica Aplicada ao Ensino, contribui provocando diferentes percepções e reflexões sobre o papel da Geografia Física na análise do espaço geográfico, buscandodeste modo, uma unicidade da Geografia.
Segundo a autora, “Um dos grandes desafios da geografia é superar a dicotomia existente entre a Geografia Física e a Geografia Humana” (p. 01). Mas não sepode esquecer que a geografia deve ter uma visão global das coisas, logo não se pode estar à mercê deste tipo de fracionamento. Luana enfatiza que é necessário ir além deste fracionamento de forma ajuntar o “saber geográfico” com o “fazer pedagógico”, atendendo assim, as necessidades do mundo real.
Para a autora, quando o professor não consegue mesclar o natural com o social, é porque ele tevealguma falha na graduação e isso levará a deficiências na sua formação e por conseqüência no ensino fundamental e médio. Seguindo esta lógica, o professor deveria sistematizar os conteúdos, de forma quesuperasse as dicotomias e inter-relacionasse o social com o natural de modo a fomentar debates e críticas.
Já que a temática é complexa, a autora propõe uma metodologia explicitada por GeorgeBertrand. Esta metodologia é apoiada em três vertentes: Geossistema, Território e Paisagem. Onde estes mostram de forma clara a relação entre os aspectos físicos e humanos.
O conceito de paisagem, paraa autora, é algo amplo no qual entram aspectos naturais juntamente com a ação antrópica, onde os mesmos caminham indissociavelmente em busca da evolução. Logo a paisagem não pode ser consideradaapenas como algo estático e natural, mas devem-se considerar os aspectos visíveis e invisíveis, estabelecendo conexões entre o homem e o meio.
Nessa perspectiva deve-se lançar ao aluno propostas e...
tracking img