A gastronomia na regiao do douro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Enogastronomia

A Gastronomia da região do Douro:
O Concelho de Santa Marta de Penaguião

Índice
Identificação e caracterização da região 2
Caracterização da Cozinha da Região 4
Técnicas de preparação culinária 6
Pratos e tradições gastronómicas ligadas às festividades tradicionais 9
Novas Dinâmicas na Gastronomia 15
Bibliografia/Webgrafia 16
Declaração 17Identificação e caracterização da região
Iremos caracterizar a gastronomia local do Douro, com especial enfoque no Concelho de Santa Marta de Penaguião.
Este Concelho, que abrange uma área de 69 km, conta com aproximadamente 1300 habitantes e está dividida em dez freguesias. É essencial, para a compreensão do que se irá expor, que se distinga na sua caracterização duas zonas – o Douro e a Serra –que, para além de diferenças culturais, apresentam também diferenças de ordem natural: de um lado está o rio Douro e, do outro, a Serra do Marão.
Santa Marta de Penaguião integra-se, mais propriamente, no Alto Douro, localidade cuja importância na produção de vinho do Porto é largamente reconhecida. Esta mesma importância aumenta à medida que se desloca de oriente para ocidente. Dadas as diferençasexistentes na economia e na agricultura, é comum distinguir-se três sub-regiões:
* Baixo Corgo;
* Cima Corgo;
* Douro Superior.
O Concelho está inserido no Baixo Corgo, área onde a vinha é predominante, principalmente se comparadas a outras culturas (como a oliveira). É ainda uma área em que se considera que as condições económico-sociais têm vindo a registar significativas melhoras– em grande parte graças às transformações ocorridas na produção.
A zona duriense do Concelho, com relevos de menor altitude, dedica-se à monocultura da vinha, enquanto a zona serrana, de altitudes bem superiores, dedica-se à uma economia agro pastoril.
Enquanto na primeira o clima se aproxima mais do tipo mediterrâneo, na segunda insere-se no tipo continental atlântico. Assim, na zonaduriense os produtos característicos são o vinho, o azeite e o trigo; na zona serrana, as culturas são correspondentes aos climas mais frios: o milho, o centeio, a castanha, o feijão e a batata.
Também a vegetação destas localidades é, naturalmente, relacionada aos aspectos geográficos e climáticos. Na zona duriense há extensas áreas de vinha, onde aparecem as fruteiras e oliveiras. Já na zonaserrana, os tipos de árvores mais comuns são o castanheiro, o carvalho da Beira ou carvalho negral, o pinheiro bravo e a nogueira.
Santa Marta de Penaguião, dada a sua posição geográfica, é um concelho fortemente ligado ao cultivo da vinha, e o conselho é considerado o maior centro produtor de vinho do Porto com a maior adega cooperativa da zona chega a ser designado como “Concha Vinhateira” ou “Poçode Vinho”.
É uma terra com uma ligação vital ao cultivo da vinha, pelo que o artesanato local reflecte o trabalho dos cesteiros e dos tanoeiros.
O artesanato tem alguma representatividade no concelho, nomeadamente na cestaria, na tanoaria, na latoaria, na tapeçaria, nas rendas e nos bordados.
A grande maioria dos viticultores da região forma aquela que é a maior adega cooperativa do Douro - aAdega Cooperativa de Santa Marta de Penaguião (Caves Santa Marta).
Este citação descreve as características, tanto naturais como humanas, de Santa Marta de Penaguião:
“O concelho de Santa Marta de Penaguião é constituído por duas áreas confinadas mas bem distintas na sua geografia, na natureza geo-morfológico, nos hábitos e costumes, no temperamento das suas gentes e até na filosofia de vida: azona serrana, maronês, e a zona ribeirinha duriense.”
N. Coelho e M.F. Fraga (1987)

Caracterização da Cozinha da Região
A cozinha do concelho de Santa Marta de Penaguião é fortemente marcada pela criação de animais domésticos para consumo próprio como aves de capoeira, coelhos e mesmos porcos, e pelo cultivo dos próprios legumes como batatas e feijão.
Os alimentos base da cozinha da região...
tracking img