A galaxia de gutenberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema 1: O registo na fixação do conhecimento. A galáxia de Gutenberg.






Tema 2: Ciência e tecnologia na difusão da informação e do conhecimento.


Índice

Introdução3
Tema 1: O registo escrito da fixação do conhecimento : A Galáxia de Gutenberg 4
Tema 2: Ciência e tecnologia da difusão da informação e do conhecimento4
Conclusão8
Netografia9

Introdução
Estetrabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Área de Integração. Nele relacionamos os temas A Importância do registo de informação, importância e História da Escrita, Gutenberg e a invenção da imprensa, A forma como os meios de comunicação do séc. XX mudaram o mundo e a vida das pessoas, Noção de aldeia global e a Importância do livro e da leitura.

Tema 1: O registo escrito da fixação doconhecimento
A Galáxia de Gutenberg

A escrita não é recente, ela surgiu há milhões de anos a.C., os povos da pré-história não tinham nenhuma escrita alfabética, mas tinham várias formas de a registar, comunicar e conhecer através de gestos, sinais, marcas e desenho. Porém, ainda não era um tipo de escrita, pois não havia organização, nem mesmo padronização das representações gráficas. Foi somentena antiga Mesopotâmia que a escrita foi elaborada e criada. Por volta de 4000 a.C., os sumérios desenvolveram a escrita em forma de cunha, usando placas de barro, onde cunhavam a escrita. Muito do que sabemos hoje sobre esse período da história devemos às placas de argila com registos quotidianos, administrativos, económicos e políticos da época. Os egípcios antigos também desenvolveram a escritaquase na mesma época que os sumérios, mas, porém, existiam duas formas de escritas: a demótica, a mais simplificada e a hieroglífica, mais complexa, formada por desenhos e símbolos com difícil compreensão. As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamada papiro (plantaciperácea), que era produzida a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para escrever. Já na Roma Antiga, no alfabeto romano havia somente letras maiúsculas. Portanto, na época em que estas começaram a ser escritas, utilizou-se hastes de bambu ou penas de pato e outras aves, onde ocorreu uma modificação em sua forma original, pois criou-se um novo estilo de escrita denominadouncial, que resistiu até o século VIII e foi utilizado na escritura da Bíblia. Na Idade Média, no século VIII, um monge inglês elaborou outro estilo de alfabeto atendendo ao período do imperador Carlos Magno. Contudo, este novo estilo também possuía letras maiúsculas e minúsculas que com o passar do tempo, essa forma de escrita passou por modificações, tornando-se complexa para a leitura.

Astécnicas de impressão foram desenvolvidas inicialmente na China, no século VIII, entretanto só passaram a ser utilizadas na Europa, por volta do ano de 1430, quando Coster, na Holanda, iniciou a impressão de livros com a utilização de caracteres móveis de madeira, razão pela qual é considerado por muitos como o pai da imprensa.

O crédito da invenção da imprensa, no entanto, foi dado a Gutenberg,alemão, que substituiu as pranchas xilográficas por caracteres móveis de madeira, depois pelo cobre e, finalmente, pelo aço. Criou um processo que consistia em cunhar as letras em matrizes de cobre, com um punção de aço com letras gravadas em relevo, gerando uma espécie de molde de letras, que eram finalmente montadas em uma base de chumbo, tintadas e prensadas. Assim, Gutenberg produziu a primeiraBíblia, impressa em latim, com uma tiragem de cerca de 300 exemplares.
As mudanças económicas, culturais e tecnológicas ocorridas na Europa, a partir do século XV; tais como desenvolvimento da metalurgia, o fabrico do papel e, principalmente, a explosão intelectual ocorrida com a Renascença; possibilitaram o surgimento das primeiras imprensas.
A produção dessas imprensas foi inicialmente...
tracking img