A gênese do significado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ainda não sabemos exatamente o que vem a ser a informação. Ainda que a informação possua esse caráter enigmático, ela foi eleita a pedra filosofal da Ciência Cognitiva.Cognição, segundo o dicionário Houaiss é a “capacidade de adquirir conhecimento”.
Na década de 50, através do famoso artigo de Turing, Computing machinery and intelligence,o “computador” é escolhido como ferramenta central para a elaboração de modelos explicativos da dinâmica funcional da mente inteligente. A possibilidade de modelagem dosprocessos cognitivos humanos em computadores possui importância significativamente conhecida para justificar a grande concentração de esforços no seu desenvolvimento.
Nomundo atual, em que o homem é bombardeado por uma avalanche de informações a todo instante, essa capacidade – a de lidar com informação significativa – tende a serpotencializada, já que o acesso a informações é vasto e rápido. O ideal é que se saibamos identificar a respeito do que se deseja ficar informado, encontrar um tema, pois,geralmente, acostumamos a buscar em função do que pretendemos compreender naquele momento, ao invés de utilizarmos a objetividade significativamente.
O elo metodológico com acomputação é característica primordial da Ciência Cognitiva e da Filosofia da Mente, em seu viés mecanicista, que desde o início propiciou suporte epistemológico a essa ciência.Mais importante do que o ensino das tecnologias correntes é o ensino dos conceitos fundamentais da Computação. Estes conceitos além de proporcionar um embasamento teóricopara entendimento da ciência envolvida na computação, também propiciam o desenvolvimento de um raciocínio lógico e formal e de habilidades que são exigidas no mundo atual.
tracking img