A gênese do povo brasileiro: raízes étnicas e culturais

A GÊNESE DO POVO BRASILEIRO: Raízes étnicas e culturais

Suzana Oliveira Batista Vale

RESUMO

A gênese do povo brasileiro: Raízes étnicas e culturais é um trabalho acadêmico que aborda oprincipio do processo de construção da identidade étnico-racial e cultural do povo brasileiro, tendo como principal fonte de fundamentação teórica a obra “O povo brasileiro: a formação e o sentido doBrasil” do autor Darcy Ribeiro. A formação do povo brasileiro é marcada por situações de conflito, dominação e convivência entre índios, brancos e negros, povos que atribuíram significativas contribuiçõespara a fundação da sociedade brasileira e a miscigenação entre eles, deu origem a uma gente mestiça que mesmo com traços étnicos singulares pertencem e compartilham de uma diversidade cultural semigual expressa nos quatros cantos do Brasil.

Palavras-chaves: Povo brasileiro, identidade étnico-racial e cultural.

1 INTRODUÇÃO

O povo brasileiro tem sua gênese baseada inicialmente nadiversidade cultural dos povos indígenas nativos das terras brasileiras. Com o processo de colonização firmou-se no Brasil características com diferentes traços étnico-culturais trazidos pelos europeus eafricanos que também influenciaram nos aspectos econômicos, sociais e políticos para a formação de uma identidade que resultou nas múltiplas faces de um povo que amiúde define o perfil da sociedadebrasileira.
O presente artigo foi escrito com base nas considerações de Darcy Ribeiro apresentadas em sua obra intitulada de “Povo brasileiro: formação e o sentido do Brasil”. O seguinte trabalho vemtratar da presença e participação dos índios, europeus e negros no processo histórico de constituição dos aspectos étnicos e culturais dos brasileiros. Tais elementos são delineados em três tópicos e umsub-tópico, que contemplam a ordem cronológica de inserção desses povos no cenário brasileiro.
Buscamos também através deste, compreender como o processo miscigenação ocorrido entre os povos...