A gênese do povo brasileiro: raízes étnicas e culturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2268 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A GÊNESE DO POVO BRASILEIRO: Raízes étnicas e culturais

Suzana Oliveira Batista Vale

RESUMO

A gênese do povo brasileiro: Raízes étnicas e culturais é um trabalho acadêmico que aborda o principio do processo de construção da identidade étnico-racial e cultural do povo brasileiro, tendo como principal fonte de fundamentação teórica a obra “O povo brasileiro: a formação e o sentido doBrasil” do autor Darcy Ribeiro. A formação do povo brasileiro é marcada por situações de conflito, dominação e convivência entre índios, brancos e negros, povos que atribuíram significativas contribuições para a fundação da sociedade brasileira e a miscigenação entre eles, deu origem a uma gente mestiça que mesmo com traços étnicos singulares pertencem e compartilham de uma diversidade cultural semigual expressa nos quatros cantos do Brasil.

Palavras-chaves: Povo brasileiro, identidade étnico-racial e cultural.

1 INTRODUÇÃO

O povo brasileiro tem sua gênese baseada inicialmente na diversidade cultural dos povos indígenas nativos das terras brasileiras. Com o processo de colonização firmou-se no Brasil características com diferentes traços étnico-culturais trazidos pelos europeus eafricanos que também influenciaram nos aspectos econômicos, sociais e políticos para a formação de uma identidade que resultou nas múltiplas faces de um povo que amiúde define o perfil da sociedade brasileira.
O presente artigo foi escrito com base nas considerações de Darcy Ribeiro apresentadas em sua obra intitulada de “Povo brasileiro: formação e o sentido do Brasil”. O seguinte trabalho vemtratar da presença e participação dos índios, europeus e negros no processo histórico de constituição dos aspectos étnicos e culturais dos brasileiros. Tais elementos são delineados em três tópicos e um sub-tópico, que contemplam a ordem cronológica de inserção desses povos no cenário brasileiro.
Buscamos também através deste, compreender como o processo miscigenação ocorrido entre os povosindígenas, europeus e negros foi decisivo para que se formasse um povo que traz tanto em sua fisionomia quanto no modo de viver, características e especificidades, que ao mesmo tempo em que os distingue, os fazem tão parecidos.

2 A INFLUÊNCIA INDIGENA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTICA E CULTURAL BRASILEIRA

A constituição da população brasileira tem suas raízes nos diversos povos indígenas quedurante séculos ocupavam o território brasileiro. “A denominação índio ou indígena, segundo o dicionário da língua portuguesa, significa nativo ou natural de um lugar” (LUCIANO, 2006, p. 26). Os índios receberam esta designação por terem sido os habitantes originários da extensão de terras conhecidas como continente americano.
Os índios eram pertencentes a etnias diferentes com denominaçõespróprias como: tupi, yanomami, Karajá, Bororo, Kaigang, guaikuru, Mbayá, Payaguá, entre outros. No entanto, segundo Ribeiro (1995, p. 32) “A unidade lingüística e cultural permite classificá-los numa só macro etnia”.
Os índios somavam quase 2 milhões, cada tribo mantinha preservada sua cultura através hábitos, costumes, rituais e cerimônias., se caracterizavam como guerreiros e viviam em conflito comtribos vizinhas disputando sítios melhor adaptados para a agricultura, a caça e a pesca, devido a sua sobrevivência alimentar vincular-se a estes três aspectos.
O conhecimento das populações indígenas sobre as espécies nativas é fruto de milhares de anos de experimentações no manejo, domesticação e cultivo centenas de espécies de plantas. As técnicas de plantio desenvolvidas pelas populaçõesindígenas são até hoje utilizadas por pequenos agricultores por todo o país, conhecidas como coivara, a agricultura de corte e queima.
A herança dos povos indígenas foi significativa para que o Brasil se tornasse amiúde um país multicultural. Percebemos seus reflexos presentes em nossos hábitos, utensílios, alimentação brinquedos, medicina, vocabulário, lendas e crendices. No entanto, outros...
tracking img