A função social da escola e a integração entre aluno e professor.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Função Social da escola e a integração entre aluno e Professor.

A Escola centrada no pleno desenvolvimento do educando, precisa estar buscando maneiras de fazer deste processo educativo algo prazeroso e desafiador.
Nesse sentido, o objetivo é refletir sobre como esse processo tem acontecido e quais os resultados alcançados, e ainda, o que é possível ser feito para obter melhoresresultados, referindo-se aos atores deste palco, que são os professores, gestores, alunos e comunidades (Famílias), procurando assim, resgatar a função social da escola. Onde o aluno encontre motivos para estar ali e participar de maneira ativa, dinâmica, construindo seu aprendizado, pois uma sociedade, só é de fato democrática quando os cidadãos dela fazem parte,São em primeiro lugar alfabetizado, comcondições reais de exercerem sua participação e cidadania, conhecedores de seus direitos e deveres e o caminho a ser seguido para chegar a um patamar, que é um processo educativo funcional.
É importante refletir sobre que tipo de trabalho tem-se desenvolvido nas escolas e qual o efeito e resultados têm alcançados.
Para se consquitar o sucesso se faz necessário que se entenda ou que tenhaclareza do que se quer alcançar, a escola precisa ter objetivos bem definidos, para que possa desempenhar bem seu papel social, onde a maior preocupação deve ser o crescimento intelectual, emocional do aluno, e para que esse avanço venha fluir é necessário que o cana (escola) esteja desobstruído.
A Escola é uma instituição social com o objetivo de buscar o desenvolvimento das potencialidadesfísicas, cognitivas e afetivas dos aluno, por meio da aprendizagem dos contuidos, e isso deve acontecer de maneira contextualizada, com capacidade de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem.
O grande desafio da escola, fazer do ambiente escolar uma meio que favorece o aprendizado, a escola tem que deixar de ser, além disso, encontro com o saber com descobertas de formaprazerosa e funcional.
Desde o tempos mais remotos é discutida a participação do professor em relação do comportamento e o desenvolvimento da aprendizagem do Aluno.
O planejamento é imprescindível para o sucesso cognitivo do aluno e êxito no desenvolvimento do trabalho do professor, é como uma bússola que orienta a direção a ser seguida, Pois quando o professor não planeja o aluno é primeiro aperceber que algo ficou a desejar, por mais experiente que seja o docente, é esse um dos fatores que contribuem para a indisciplina e o desinteresse na sala de aula.
Ao professor compete à promoção de condições que favorecem o aprendizado do aluno, no sentido do mesmo compreender o que está sendo ministrado, o professor deve facilitar a aprendizagem do aluno, seu poder de argumentação, conduz àsaulas de modo questionador, onde o aluno, estará também exercendo seu papel de sujeito pensante que constrói seu aprendizado, através de hipóteses que vão sendo testadas, interagindo com o professor, argumentado , questionando, em fim trocando idéias que produzem inferências.
Na história da escola brasileira encontramos elementos suficientes para explicitar sua prestação de serviços paralegitimar a ordem social. O processo da educação formal ministrado nos 210 anos de hegemonia Jesuíta (1549-1759), por exemplo, expressa claramente os objetivos de difusão da religião católica e de colonização tanto no espaço físico como das pessoas. Podemos dizer que nenhum movimento educacional foi tão poderoso quanto produzido pelos Jesuítas.
O novo cenário educacional do século XXI mostra que ogrande desafio da história
não é somente discutir as questões apresentadas pela metafísica,este vai além.
Ele nos apresenta novas concepções de educação,que tanto professor quanto professora almejam alcançar neste complexo universo da modernidade.
Em face dessa mudanças , o profissional da educação necessita ter um novo
olhar em relação à leitura de mundo e de condição humana. Os...
tracking img