A função social da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIENCIAS
CURSO DE PSICOLOGIA – DIURNO


A FUNÇÃO SOCIAL DA ARTE

1º. Caracterizar a Ideologia “Burguesa” e a “Dialético-Engajada” das “Artes Eruditas e da Indústria Cultural”, a partir da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt.
As análises sobre a Ideologia “Burguesa” e a “Dialético-Engajada”, produzida por alguns dos representantes da Escola de Frankfurt, não foramfundamentalmente homogêneas. No período de ascensão da burguesia, os autores Marcuse, Adorno e Horkheimer trataram do tema cultura tomando a distinção entre “cultura” (mundo das idéias e dos sentimentos) e “civilização” (mundo da reprodução material). O mundo cultural permitia que a elite contentasse os demais membros da sociedade com promessas e expectativas no mundo espiritual, evitandoreivindicações e promovendo a restrição do bem-estar à grande maioria populacional.
Em contraposição a essa realidade, a mesma sociedade burguesa anseia um mundo melhor através dos ideais de felicidade, liberdade, amor e humanidade representados em seus bem culturais. A obra de arte, inacessível ao consumo da classe trabalhadora, representava, então, um protesto contra a injustiça.
Ao decorrer do tempo, aseparação dos dois mundos se tornou insuficiente para manter os trabalhadores, inseridos no processo produtivo, submissos, se fazendo necessárias as mudanças nos padrões de organização da produção cultural. Os bens culturais deixam de ser bens de consumo de luxo para se converterem em bens de consumo de massa, devido à revolução industrial. As obras passaram, então, a serem reproduzidas em série. Adissolução da arte, contrariando o pensamento de Marcuse, não ocorreu porque a produção de mercadorias havia sido suprimida, mas sim pois ela foi transformada em mercadoria (Adorno, Horkheimer) e assimilada à produção capitalista de bens. A democratização da cultura foi, assim, falsa e o produto cultural, tornando-se valor de troca, faz surgir a “indústria cultural”. O novo sistema, destinado aoconsumo de massa, atende à necessidade de acumulação.
A indústria cultural assume a função da cultura burguesa, alienada de sua base material, de assegurar as relações sociais à medida em que controla a consciência do trabalhador sobre sua realidade miserável ocupando o espaço de lazer que lhe resta. Além disso, cria a ilusão de que a felicidade está no presente, e por isso não deve ser adiadapara o futuro, e elimina a dimensão crítica ainda presente na cultura burguesa, que estabelecia expectativas e promessas. Os trabalhadores são também sugestionados a consumirem compulsivamente, já que o consumo é apresentado como caminho para a realização pessoal.
Para Benjamin, no período burguês, a tecnificação e a reprodutibilidade técnica da obra de arte fizeram com que ela perdesse a “aura”,levando à massificação do consumo dos bens artísticos. Segundo o ele, a perda da aura não tem conseqüências negativas, pois com ela se constrói a unicidade e a singularidade da obra de arte. A obra adquire, então, a característica de ser acessível a todos, adquirindo também um “valor de consumo”. Benjamin associa, assim, a idéia de “desauratização” a de politização, enquanto para Adorno aprodutibilidade técnica significa o “desvirtuamento” da obra. Para Marcuse, a preservação da aura da obra de arte seria a única solução para a unidimensionalização, ou seja, sua cooptação com o sistema capitalista de produção.

2º. Explicar a Função Social das “Artes” criadas pelos artistas: imaginários, utopias, ideologias ou contra-ideologias, a partir de exemplos de manifestações estéticas específicasligadas à vida cotidiana das pessoas, ou seja, o COMO estas são utilizadas para proporcionar uma identidade, comportamento social ou sentido de vida para as pessoas.
Um exemplo de manifestações estéticas específicas ligadas à vida cotidiana e como estas são utilizadas para proporcionar uma identidade, comportamento social ou sentido de vida, pode ser o cinema, tanto nacional quanto...
tracking img