a formação integral do prossifional

4840 palavras 20 páginas
A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: POSSIBILIDADES
PARA A HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA1
Formação profissional: possibilidades para a humanização da assistência
Elizabeth Esperidião *
Denize Bouttelet Munari **

RESUMO
Estudo teórico que teve como objetivo refletir a formação dos profissionais de saúde tomando por base as
Diretrizes Curriculares Nacionais para os referidos cursos, de acordo com as propostas do Ministério da
Educação. As tendências na área da educação, como um todo, sugerem que a formação profissional seja focada não apenas nas competências técnicas, mas no desenvolvimento de competências relacionais, bem como em atitudes e valores que considerem princípios ético-humanísticos. A análise das referidas Diretrizes Curriculares nos permite afirmar que há um forte movimento para a formação dos recursos humanos para a saúde, fundamentada no referencial ético-humanista, contido na essência do documento que orienta a reforma curricular em todo o Brasil, constituindo-se num dos grandes desafios para transformar a prática desses profissionais e, conseqüentemente a assistência em saúde.
Palavras-chave: Educação. Diretrizes curriculares nacionais. Recursos humanos. Humanismo.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A condição de docente por mais de vinte anos, nos permite afirmar que a formação dos profissionais de saúde tem privilegiado o conhecimento técnico-científico, limitando-se aos ensinamentos relativos ao fazer. Por outro lado, já despontam em algumas instituições de ensino iniciativas que visam romper com a ênfase da tarefa em si, no sentido da produção concreta e operacional.
É
evidente a importância do desenvolvimento de habilidades técnicas necessárias ao exercício profissional na área da saúde, principalmente, de especialidades quando a tecnologia é cada vez mais desenvolvida e faz parte do cotidiano. No entanto, chamamos a atenção para a importância do preparo da pessoa, enquanto ser total, durante o processo de

Relacionados