A formação inicial de professores de sociologia e a constituição da profissionalidade docente. De Elda Melo e Karla Oliveira.

285 palavras 2 páginas
A formação inicial de professores de sociologia e a constituição da profissionalidade docente. De Elda Melo e Karla Oliveira.

O texto, enquanto parte de um trabalho de dissertação de mestrado, não nos indica um resultado específico para a problemática exposta. Entretanto nos deixa com mais perguntas e questionamentos sobre o tema proposto.
Inicialmente, autora Antunes faz uma análise da formação de professores em geral para depois se direcionar até o ramo da sociologia. O grande destaque proposto no artigo vem a partir da discussão que Antunes induz quando traz consigo ideias e textos de José Domingos Contreras.
Fundamentada em Cotreras temos um debate entre profissionalismo e profissionalidade. Quando o movimento de proletarização dos professores, onde estes perdem as qualidades próprias da docência, segundo o autor, vem no ideal de profissionalismo é percebível que esse não é o sentindo correto a ser dado a nossa problemática. Em contra ponto temos a profissionalidade que “refere às qualidades da prática profissional dos professores em função do que requer o trabalho educativo” (Contreras, 2002, p. 74).
Partindo dessa definição são desenvolvidos três conceitos de profissionalidade docente. São eles: a obrigação moral, o compromisso com a comunidade e a competência profissional. Esses conceitos trazem uma direção no se refere à constituição inicial da profissionalidade docente. A seguir, temos a segmentação dos professores em modelos, também divididos em três: o modelo da racionalidade técnica, o do professor reflexivo e o do professor intelectual crítico. Sendo esse último o mais aclamado pela autora.
Em suma, o artigo estimula a formulação de questionamentos a cerca de como os cursos de licenciatura em Ciências Sociais estão configurados hoje e se eles possuem um formato que influenciem na formação crítica do aluno enquanto futuro docente.

Relacionados

  • Antunes
    682 palavras | 3 páginas