a formação do profissional de educação infantil

607 palavras 3 páginas
PROJETO DE CURSO
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PARA O BERÇÁRIO "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" (Cora Coralina)

PROBLEMA
A escolha do tema desse projeto (A formação do profissional para o berçário) surgiu a partir da leitura da bibliografia das Orientações curriculares para educação infantil da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Quando percebi como um problema na creche a formação profissional. Partindo do pressuposto de que todos que trabalham nas creches são responsáveis pela promoção do desenvolvimento integral infantil. Deste modo, faz-se necessário que este profissional tenha uma qualificação e compromisso com a educação de qualidade voltada para uma perspectiva inclusiva com ações pedagógicas que considerem as diferenças pessoais e sociais, visando sempre o direito da criança a se desenvolver integralmente.

OBJETIVOS *Conhecer a prática do profissional de educação infantil; *Refletir a formação do profissional para o trabalho no berçário; *Analisar a formação do profissional de educação infantil; *Valorizar o conhecimento e as experiências do profissional de educação infantil;

JUSTIFICATIVA
O propósito deste projeto é discutir a problemática da formação do profissional para o trabalho no berçário.
A creche historicamente possuía um caráter assistencialista, com objetivo de prestar assistência ás crianças filhas de operários, durante o período de trabalho das mães. (Augusto, M.1985: 105)
Hoje a educação infantil visa possibilitar o desenvolvimento e crescimento das crianças, isto é educar e cuidar.
Sendo assim, faz-se necessário um profissional capaz de propor experiências diversificadas e enriquecedoras para as crianças ampliarem suas capacidades.
Com a Constituição de 1988, O ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) E A Lei de Diretrizes e Bases, inserem a criança de

Relacionados