A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA

528 palavras 3 páginas
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA
Ao refletirmos, neste trabalho, sobre a formação de professores da EJA, percebemos a dificuldade em delimitarmos um perfil desse profissional tendo em vista as implicações e necessidades que a profissão docente exige.
A Resolução 01/2000 do Conselho Nacional de Educação, de 5 de julho de 2000, estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos e enfatiza "uma necessidade de formação específica para a atuação na área". Porém, como destaca Soares (2006), apenas recentemente a formação do professor da EJA passou a ser reconhecida como uma modalidade ou habilitação nas Instituições de Ensino Superior e o delineamento do perfil do professor da Educação de Jovens e Adultos ainda está em construção, por não conformar-se com o caráter universalista da formação de professores.
Estudos relacionados à EJA ainda são escassos e é necessária uma dedicação especial para este tipo de ensino, pois ele atinge uma parte de cidadãos do nosso país que já exercem um papel relevante na sociedade, mas que em matéria de educação formal ainda não estão formados plenamente.
Uma educação que seja de fato para a vida e para o trabalho é essencial para o desenvolvimento humano do aluno da EJA, de modo a melhorar sua atuação como cidadão e sua inserção profissional.
A formação continuada faz-se importante, especialmente quando a Educação de Jovens e Adultos não foi contemplada na formação acadêmica inicial do professor. Para isso, entendemos que a formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos se faz eficiente no permanente estudo, na troca de experiências, num espaço e num tempo de reflexão e de produção pedagógica onde o professor aprende e reconstrói seus saberes. Assume, assim, a responsabilidade por seu próprio desenvolvimento profissional e pessoal, participando como protagonista, num desafio constante para produzir conhecimentos e novas estratégias de ação, para construir novos saberes docentes,

Relacionados

  • Ufscar - engenharia de materiais
    16697 palavras | 67 páginas
  • caderno fundeb
    14314 palavras | 58 páginas
  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas