A formação de prtofessores no brasil

3442 palavras 14 páginas
FHO – FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO DE ARARAS

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO BRASIL

Cláudia Aparecida David Nascimento Maciel - RA: 66027
Iara Santos de Novais - RA: 65087
Orientador: Profº Ms. Jefferson Antonio do Prado

Resumo
A formação dos professores é o elemento fundamental para se atingir aos objetivos exigidos pela educação, uma vez que é o docente que, em sua prática, operacionaliza as grandes linhas propostas pelas reformas educacionais que devem estar adaptadas à realidade da sociedade em que se inserem. No Brasil, porém, nem sempre se respeitou essa vinculação da escola à sociedade.
Os resultados das pesquisas a que se teve acesso demonstram que existe na realidade brasileira uma preocupação, ainda desconhecida, com os professores iniciantes na profissão. Seus focos de estudo voltam-se principalmente para os processos constitutivos da prática do professor iniciante, seus saberes, socialização profissional, a construção de sua identidade, as dificuldades e os dilemas encontrados, evidenciando a centralidade do professor nesse processo.
Portanto, a necessidade e a importância de se contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento profissional docente por meio de políticas voltadas ao professor iniciante
Por fim, demonstra também a quase inexistência de ações de formação para esses profissionais.

Palavras- Chave: Formação; Docente; Metodologia.

Introdução
A necessidade de promover transformações nas ações dos docentes dá-se ao fato de que para acompanhar as transformações ocorridas na sociedade, a escola precisa mudar. E para mudar a escola, é nosso dever transformar o ensino, a educação trabalhada e construída pelos professores no cotidiano da sala de aula.
Observa-se que as transformações das ações dos professores, em práticas contextualizadas às novas necessidades vigentes na era da pós-modernidade, surgem como reformas eficazes para uma melhoria no processo ensino-aprendizagem, bem como oferecem condições de se formarem

Relacionados