A formação de proefessores e os desafios da novas tecnologias

2595 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARRAIAS

A inserção das tecnologias digitais na formação do professor, o currículo e a diversidade: um olhar na educação básica

Projeto de pesquisa de Nivia Rodrigues de Queiróz, apresentado a Universidade Federal do Tocantins para requisito de avaliação em participação de seleção para a aprovação em Mestrado Educacional.

Arraias-To
2014

INTRODUÇÃO

A Facilidade de acessos ás tecnologias digitais, o uso das mesmas pela maioria da população, e o seu avanço contínuo, o impacto da crescente diversificação étnica, cultural e social e das novas tecnologias da informação e da comunicação nas escolas e as pressões a favor de melhores oportunidades de educação para todos constituem um motivo para reflexão e avaliação sobre as práticas, teorias e melhorias. Devem ser analisadas questões que devem alimentar com urgência, debates e ações que conduzam a novas dinâmicas de formação inicial e continuada de professores, a culturas docentes reflexivamente centradas nas diferentes configurações da sociedade em que vivemos, melhorias e inserção com qualidade no currículo e na formação do professor. A urgência de novas linguagens de comunicação no processo ensino-aprendizagem mostram que são necessárias mudanças desde a reestruturação da instituição escolar, até a formação de professores comprometidos com a capacitação das novas gerações para o enfrentamento dos novos desafios comunicacionais nas tecnologias digitais.

1. As tecnologias de Informação e de Comunicação NTCS no Currículo

O professor deve se preocupar com a inserção das tecnologias no seu currículo, pois a tecnologia pode imprimir um rumo diferente á sala de aula na medida em que os professores aprendem os princípios básicos da tecnologia torna-se necessário o estabelecimento de elos entre a tecnologia, a instrução e a aprendizagem. O Currículo é um

Relacionados

  • tecnico mecanica
    42602 palavras | 171 páginas