A Forma O Do Homem Moderno Vista Atrav S Da Arquitetura Carlos Ant Nio Leite Brand O Cap O G Tico

453 palavras 2 páginas
O Gótico

Do Pantheon Romano à Catedral Gótica
As relações que há entre o micro e macrocosmos vêm através de uma comunicação da arquitetura numa relação totalmente bilateral com o universo. O Pantheon Romano é um espaço circular centralizado sob a grande abertura no zênite da cúpula. Ele serve como um grande exemplo para expressar o sentido tal reação, fazendo com que o homem se sinta como um deus explorador, inspirado e conquistador. A centralidade encontrada neste espaço reflete a confiança depositada em si mesmo além do próprio universo, podendo estabelecer, até mesmo, um pseudocosmos.
O Pantheon era inerte e centrado, a Santa Sabina banhada por luz que atravessa os vitrais como se fosse a própria mensagem divina. O San Apolinar Nuevo tem referências horizontais e nenhuma vertical. A Santa Sofia a luz é diáfana a atmosfera mística que banha o edifício, não valem as leis do reino físico e profano, mas as do sobrenatural e transcendente de Deus. A Santa Sofia contém arcadas internas tensionadas à planta central como a cúpula do Pantheon coroando igreja se assimilando ao universo.
Após um tempo o Império Romano parou de construir os pseudocosmos (pelo fato de estar em decadência) e começou a representar obras mimeses, um jeito mais celestial e transcendente. A Igreja, como por exemplo, é um modelo a qual encontra-se a religiosidade por trazer segurança existencial espiritualidade e para o homem medieval.
­ As catedrais não eram valorizadas externamente e sim internamente por voltar sempre pra dentro de si mesmo. Mas a partir da arquitetura românica o conceito em estar voltado sempre apenas para a parte interna da igreja muda totalmente. O entorno começa a ganhar “vida”. A arquitetura gótica foi a mais bem elaborada que o homem fazia de Deus e de si mesmo.

Arquitetura e significado: O espaço Gótico
No período românico a principal função da igreja era organizar o espaço, tornando claro o real papel da igreja. Já no gótico as ogivas, arcos botantes, se eleva a

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas