A forma de contar dos chineses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Os Chineses contam mais rápido que os Brasileiros
[18-05-2010]
| Numa mesa de um bar estão um Inglês, um Chinês e um Brasileiro. Não, não é oprincípio de uma piada. É uma experiência para demonstrar quão influente é uma língua em nossa arquitetura mental e nossa capacidades e costume. E também em nossas habilidades com a matemática. Veja sóque interessante: |

Imaginem que pedimos aos três que leiam em voz alta esta série de números: 4, 8, 5, 3, 9, 7, 6. E que depois fechem os olhos e passem 20 segundos memorizando à sequência antesde repeti-la em voz alta outra vez.

O resultado é surpreendente. O Inglês e o Brasileiro teriam 50% de probabilidades de recordar a sequência perfeitamente, mas o Chinês se aproximaria de 100%. Arazão disso é que o cérebro humano armazena dígitos em um lapso de memória que dura uns 2 segundos. Isto significa que é mais fácil memorizar o que podemos dizer ou ler dentro do dito lapso de 2segundos. Você já deve ter deduzido que o idioma Chinês, ao contrário do Inglês, permite encaixar estes 7 números em 2 segundos.

Como diz Sanislas Dehaene em seu livro The Number Sense:
"Os numerais doidioma Chinês são notavelmente breves. A maior parte deles podem ser pronunciados em menos de um quarto de segundo. Por exemplo: 4 é si; e 7, qi. Seus equivalentes ingleses (four, seven) são maislongos: sua pronúncia leva aproximadamente um terço de segundo. Em línguas tão diversas como Galês, Árabe, Chinês, Inglês e Hebreu, há uma correlação reproduzível entre o tempo necessário para pronunciaros números em uma certa língua e o lapso de memória de seus falantes. Neste caso a eficácia é do dialeto Cantonês do Chinês, cuja brevidade outorga aos residentes de Hong Kong um lapso de memória de10 dígitos aproximadamente."
Também há uma grande diferença em como se constroem os numerais nas línguas ocidentais e nas asiáticas. Em Português, por exemplo, diz-se: dezesseis, dezessete,...
tracking img