A forma como os livros didáticos apresentam os textos literários não favorecem a formação do gosto pela leitura

Páginas: 14 (3418 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo investigar a forma como os livros didáticos apresentam os textos literários, que, em sua maioria são fragmentados e não promovem a formação do gosto pela leitura. A fim, então de promover o contato entre o aluno e o texto literário, é que este trabalho visa apresentar algumas estratégias de leitura, como a de Mª Tereza Fraga Rocco, SuzanaVargas e Lúcia Fulgêncio e Yara Liberato, visando oferecer caminhos que possam permitir ao professor motivar o hábito da leitura literária.

Palavras-chaves: leitura, estratégias, ensino da literatura.

SUMÁRIO

RESUMO.....................................................................................................................III
1.INTRODUÇÃO.........................................................................................................5
2. Leitura e Formação de Leitores...............................................................................6
2.1. O Que é ler?..........................................................................................................7
3. O livro didático emquestão......................................................................................7
3.1. O uso do livro didático...........................................................................................8
4. O Texto Literário na escola......................................................................................9
5. ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO............................................................................12
5.1 O texto literário do livrodidático...........................................................................12
6. CONCLUSÃO.........................................................................................................15
REFERÊNCIAS..........................................................................................................16ANEXOS.....................................................................................................................17

1. INTRODUÇÃO

O desencanto dos jovens pela leitura tem sido um dos muitos temas da educação atualmente. Isso porque o trabalho com a leitura, em sala de aula, ainda está centrado na decodificação da escrita, sem uma preocupação em estabelecer um diálogo com o texto. Quando é feito, serve de pretexto para atividades gramaticais ouavaliativas.
Diante dessa realidade, percebe-se que não há interação entre o aluno e o texto, sobretudo no que diz respeito ao texto literário. Por não entender que se trata de uma linguagem artisticamente trabalhada, não compreender seu vocabulário que, muitas vezes, é de outro século e porque, quase sempre o aluno só dispõe de um contato com o texto literário em leituras escolarizadasdispostas nos livros didáticos, cria-se um distanciamento em relação à Literatura e o aluno acaba aceitando a interpretação do professor sem promover um diálogo com o texto.
Sendo assim, essa pesquisa visa investigar a forma como os livros didáticos apresentam os textos literários que não favorecem o gosto pela leitura.
Acredita-se que se a formação do gosto pela leitura de textosliterários pode-se dar através de práticas ensino-aprendizagem onde o texto literário seria lido na íntegra; e através de um diálogo entre esse texto e outras linguagens que tratem sobre os mesmos temas abordados.
A fim, então de colaborar para a formação do gosto pela leitura de textos literários e que este trabalho visa mostrar algumas estratégias literárias, oferecendo caminhos que possampermitir ao professor despertar o prazer pela leitura de textos literários.

2. LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES

A sociedade tal como é apresentada hoje com tantos recursos tecnológicos, coloca com grande ênfase a necessidade de formar cidadãos com condições intelectuais de participar, como sujeitos desse processo de desenvolvimento e modernização.
Instrumentos indispensáveis para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Texto Literário e Não Literario
  • Textos literários e não literários
  • texto literario e nao literario
  • Texto literario e nao literário
  • Texto literário e não literário
  • textos literario e nao literarios
  • Texto literário e não literário
  • Texto literário e não literário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!