A formação, prática docente e interação escola/família como fatores que influenciam em um ensino aprendizagem de sucesso.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A FORMAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE E INTERAÇÃO ESCOLA/FAMÍLIA COMO FATORES QUE INFLUENCIAM EM UM ENSINO APRENDIZAGEM DE SUCESSO.

Helizabete Mori Rodrigues Ataides
Mestranda em Educação – Universidad de Los Pueblos de Europa

RESUMO

O artigo aqui apresentado trata da Formação, Prática Docente e Interação Escola/Família como fatores que influenciam em um ensino aprendizagem de sucesso, focando arealidade e desafios que enfrenta os profissionais que atuam nos anos iniciais da educação, em escolas públicas municipais de Santo Antonio do Descoberto. A formação profissional especializada desde o estágio vivenciado na realidade educativa ao interesse e apoio dos responsáveis envolvidos no processo de ensino como fatores capazes de favorecer a bagagem necessária para o sucesso do docentee do discente. De um lado a realidade das instituições públicas. E do outro lado, a educação como meio e fim para romper a perpetuação das situações problemas enfrenta os envolvidos no processo de ensino, a fim de se promover uma transformação cultural e educacional que resulte em escolas que tenha um número adequado de alunos e profissionais capacitados com a promoção de uma aprendizagemsignificativa.
Palavras chaves: Formação docente. Ensino aprendizagem. Educação. Aprendizagem significativa.

ABSTRACT
The review here presented treated from Formation & Practice Instructing & Interaction School / Family I eat factors what influence a teaching apprenticeship of success , seal the reality & defiance what coping the professionals what they act on the years you start fromeducation in schools publics municipal of Saint Blind of the Unshielded. The training professional specialized after the stage vivid for real educative the interest & support from the responsible involved into the I sue of I school I eat factors capable of favoring the luggage necessary about to the success of the instructing & of the discern. By one side the reality from the institutions publics. &across the way, the education as the means of & end about to break the perpetuate from the stuccoes problems coping the involved into the I sue of I school, for the purpose of if promote an transformation cultural & educational what results from schools what he may have a number adequate of followers & professionals able with the promotion from a apprenticeship success.
Key words: training teachers.Teaching learning. Education, Learning significant.
INTRODUÇÃO

Os estágios existentes nos cursos da área educacional, geralmente concentrados na sala de aula, objetivam, por meio de atividades eminentemente práticas, a aplicação de conhecimentos adquiridos e a habilitação para o exercício profissional.
Realizam-se, em sua maior parte, práticas integradas ou pertencentes à rede pública e ouparticular de ensino, o que visa minimizar o distanciamento entre o ensino e a realidade social. Com esta integração busca-se formar profissionais com uma visão mais realística da educação e das necessidades sociais, o que nem sempre acontece, por motivos diversos e complexos. Entre estes, destaca-se a inadequação dos serviços à docência e, muitas vezes, sua ineficiência em responder às diretrizesbásicas da educação brasileira.
Impõe-se também a não habilitação dos docentes para o fazer pedagógico em pratica. Reproduzem-se na escola os fazeres existente: estratificado, hierarquizado, fragmentado, e que não responde às necessidades educacionais da população, de uma atenção integral e resolutiva, como todos que sonham e buscam a inovação para a realidade educativa rumo a uma transformaçãosocial educativa de êxito.
Assim, projetos pedagógicos que visem responder às diretrizes e princípios do sistema e transformar este modelo de ensino devem levar em consideração as questões que envolvem o processo ensino-aprendizagem, desde o planejamento e organização dos os conteúdos e as estratégias didáticas. É preciso ainda, realizar atividades relacionadas ao dinamismo e pesquisa, como...
tracking img