A formação de professores e seu impacto na educação brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A formação de professores no Brasil passou a receber importância do Estado somente a partir do século XIX com a implantação do Império em 1822, depois de proclamada a Independência políticabrasileira em relação a Portugal.
Anteriormente a esse período nenhuma preocupação houvera com a formação dos educadores, somente algumas poucas ações ocorreram em prol da educação no Brasil, dentreelas devemos destacar a participação dos padres jesuítas, religiosos de boa formação cultural, que na colônia enfrentaram inúmeras adversidades: culturais, naturais e políticas para levarem adiante opropósito de catequização. Não discutirei neste texto tal propósito em si, porém é inegável que o trabalho desses padres garantiu certa produção cultural e intelectual no princípio do Brasil colônia,tais como: poesia, literatura, escultura, arquitetura, teatro e música.
Com a reforma política implantada pelo Marques de Pombal e a conseqüente expulsão dos jesuítas em 1759 vivemos um períodocrítico para a educação brasileira. Mesmo em meio aos ideais sociais de liberdade, igualdade e fraternidade disseminados pela Revolução Francesa (1789 – 1799) houve apenas certa mudança no enfoqueideológico de alguns integrantes da classe dominante brasileira, que continuavam apoiando uma educação elitista, classista e escravagista, uma vez que assim conseguiam manter-se no poder.
O temaformação de professores somente passou a fazer parte de discussões políticas com a Constituição de 1824. O posterior Decreto Imperial de 1827 deu origem às Escolas de Primeiras Letras. Porém foi na terceiradécada do século XIX (1831 -1840) que foram criadas as primeiras Escolas Normais do país com o objetivo de preparar profissionais para o magistério público.
Inicialmente as Escolas Normaiseram precárias, com limitações orçamentárias, destinadas somente ao público masculino e apresentavam um currículo básico que cobria praticamente o ensino elementar. As mulheres, ainda por herança...
tracking img