A formação de novas espécies

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MAJOR OTÁVIO PITALUGA

TRABALHO DE BIOLOGIA

A FORMAÇÃO DE NOVAS ESPÉCIES

DISCENTES:

* DOMINIQUE LORRAYNE
* LEONARDO BENEVIDES
* LETÍCIA ZANETONI* NATHANIA SILVA
* RAYANE SANTIAGO

DOCENTE:

* CLAUDINEI ANTONIO BOLOGNEZ

TURMA:

* 3º ano A VESPERTINO

RONDONÓPOLIS – MT
NOVEMBRO/2010
INTRODUÇÃO

Neste trabalhoestudaremos sobre o capítulo 14 do livro escolar: A Formação de Novas Espécies. Aprofundaremos na questão da evolução dessas espécies através da questão da barreira geográfica, pressões de seleção,isolamento reprodutivo e etc.
Acompanhe nosso trabalho.

O CONCEITO DE ESPÉCIE

A palavra espécie vem do latim specie, que significa “tipo”. De forma simplificada, podemos dizer que são os tipos deorganismos existentes. Porém, podemos ver casos constantes de cruzamento de espécies diferentes, como é o caso da mula. Esta é híbrida estéril, sendo o resultado do cruzamento do jumento com a égua. Nestecaso que há o surgimento de uma nova espécie, podemos dizer que há uma especiação.

OS MECANISMOS DE ESPECIAÇÃO

Suponhamos a existência de uma população homogênea. No decorrer do tempo, oambiente muda, e a seleção natural ajusta a população à novas situações, fazendo que estas se adaptem, se modifiquem as novas fases.
Uma população original, bastante homogênea em termos genéticos, sedivide em dois grupos separados por uma barreira geográfica qualquer, como um rio, uma montanha. Suponha que essa barreira seja intransponível para ambos os grupos, que ficam isolados geograficamente. Como passar do tempo, o ambiente de cada espécie fica mais diferente, seja no clima, na alimentação, entre outras. Dessa forma a composição gênica também vai mudando e muda também morfologicamente emrelação aos indivíduos separados. Essas populações passam a constituir raças geográficas, que o cruzamento com a outra espécie ainda seria possível.
Por fim, ocorrem novas pressões de seleção...
tracking img